CIM do Tâmega e Sousa apresenta amanhã em Penafiel o Plano de Adaptação às Alterações Climáticas na região

Ouvir a Notícia

A Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa apresenta amanhã o seu Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas no Tâmega e Sousa (PIAAC do Tâmega e Sousa).

A apresentação tem lugar amanhã, às 14h00, no Museu Municipal de Penafiel, e contará com a presença da Secretária de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza, Célia Ramos.

O objetivo da elaboração deste plano passa pela Estratégia Nacional de Adaptação às Alterações Climáticas, com o intuito de elaborar os principais riscos ambientais na região do Tâmega e Sousa. A Comunidade Intermunicipal criou então uma equipa de trabalho multidisciplinar, constituída pelo IDARN – Instituto para o Desenvolvimento Agrário da Região Norte, pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, pela Universidade do Minho e pelo Instituto de Ciências, Tecnologias e Agroambiente (ICETA/CIBIO) da Universidade do Porto. Cabe a essa mesma equipa a apresentação deste plano.

A par desta temática, serão ainda debatidos “os desafios das regiões face às alterações climáticas que se perspetivam, que contará com a intervenção de especialistas da academia e de entidades da administração central”, reforça a Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa.

O PIAAC do Tâmega e Sousa, um projeto cofinanciado pelo PO SEUR 2014-2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo de Coesão.

Confira o programa completo aqui: