Procurar
Close this search box.

87.8 e 88.5


















FM

Braga recebe amanhã 800 operacionais para a maior prova de superação europeia entre os Bombeiros

Braga acolhe amanhã mais uma edição do “Bombeiro de Elite”, a maior prova europeia de resistência entre bombeiros. 800 operacionais, entre os quais 100 mulheres, sobem os 566 degraus do Escadório do Bom Jesus, em contrarrelógio e equipados com o equipamento completo de proteção individual de bombeiro, o conhecido EPI ( Aparelho Respiratório Circuito Aberto- ARICA, casaco de fogo, botas, calças, cogula, luvas, capacete), no menor tempo possível, com a distância de 615 metros, através de desnível positivo com 116 metros.

Esta é a terceira edição do “Bombeiro de Elite” num espaço de beleza única, que é Património Mundial Humanidade recentemente reconhecido enquanto tal pela UNESCO.

O evento tem início às oito horas com a concentração de bombeiros e início da prova às nove horas, no Pórtico Bom Jesus do Monte, na parte inferior de acesso ao seu Funicular, em que ao todo cerca de 800 bombeiros de 136 corpos de bombeiros, oriundos de onze nacionalidades como Portugal, Espanha, França, Croácia, Polónia, Luxemburgo, Ucrânia, Brasil, Cabo Verde, Alemanha, Inglaterra e Portugal, entre os quais mais de uma centena de bombeiras a competir.

Esta prova, organizada em colaboração com a ADN Eventos Desportivos, realizou-se pela primeira vez em 2017 e assume-se como uma prova de cariz único a par das provas Bombeiro de Ferro, no Porto, Firefighter Tower Run em Vila Nova de Gaia, a prova Super Bombeiro em Lisboa.

Imagens: Bombeirodeelite.pt