Procurar
Close this search box.

87.8 e 88.5


















FM

Câmara Municipal de Cinfães aprovou o orçamento para 2020

Foi aprovado no passado dia 31 de outubro, na reunião da Câmara Municipal de Cinfães, o orçamento para o ano de 2020. Num valor de quase 20 milhões de euros, o orçamento do município cinfanense, destaca o urbanismo, a reabilitação e mobilidade, o desporto, o lazer, a juventude, a educação e a saúde como as áreas, e há semelhança do trabalho que a autarquia tem vindo a desenvolver nos últimos anos de mandato, que mais preocupação assumem e consequentemente um maior investimento por parte do município.

Também a par dos trabalhos que já têm vindo a ser desenvolvidos, o próximo ano, está igualmente pensado para continuar a fazer do concelho de Cinfães, um concelho mais “atrativo e competitivo”.

Segundo comunicado da Câmara Municipal de Cinfães, “A gestão cuidadosa, a transparência e o rigor nas contas são a base da nossa política orçamental”, salienta o autarca Armando Mourisco, sublinhando que “para nós em primeiro lugar estão sempre as pessoas, são a nossa prioridade, para o bem de Cinfães e dos Cinfanenses”.

Não menos importante, a questão da educação. Há que recordar que este ano letivo, o município cinfanense, implementou a modalidade de xadrez e ténis de mesa nas escolas, a construção das salas do futuro e a escola virtual. Os Transportes escolares gratuitos, a oferta dos cadernos de fichas e um kit individual de material aos alunos do 1º ciclo, a continuidade das atividades de enriquecimento curricular e o prolongamento de horário, o apoio aos alunos com necessidades educativas especiais e a atribuição de bolsas de estudo aos alunos do ensino superior ( a autarquia já comunicou que serão abertas as inscrições em janeiro), são algumas das ações que a autarquia vai manter no próximo ano.

A par destas medidas, o orçamento do município para 2020, prevê a continuação do programa de incentivo à natalidade com a atribuição de mil euros por nascimento, o programa Jovem Ativo – de empregabilidade dos mais jovens, o apoio às pessoas portadoras de deficiência, a requalificação habitacional, o apoio ao arrendamento, os apoios de incentivo à raça arouquesa e o programa de apoio à economia.

O IMI vai continuar com os níveis mais baixos, permitidos pela lei portuguesa, 0,3%, quanto ao IRS o Município vai abdicar de 2% a favor das famílias.

A questão da requalificação e beneficiação das vias municipais, bem como dos recintos desportivos do concelho, também não foi squecida.

Por último, mas não menos importante, destacar que no próximo ano, o concelho cinfanense, vai receber Campeonato Europeu de Montanha. A par deste evento, o orçamento do município para 2020, prevê também a realização do S. João, a ExpoMontemuro, o Douro Green Fest, a Aldeia do Pai Natal, o Ultra Trail Douro Paiva e o Montemuro Granfondo, entre outros eventos, que fazem de Cinfães, um concelho obrigatório a visitar.