Procurar
Close this search box.

87.8 e 88.5


















FM

Município de Resende promoveu a II Caminhada Cultural

Decorreu no passado dia 9 de novembro, a II Caminhada Cultural no município de Resende. Desta vez a caminhada decorreu na Freguesia de São Martinho de Mouros, depois de no passado mês de outubro ter sido a Freguesia de Barrô a escolhida, a primeira a acolher esta iniciativa.

Este projeto foi desenvolvido no âmbito da operação “Valorização Patrimonial da Rota do Românico”, apresentada pela Associação de Municípios do Vale do Sousa ao programa Valorizar – Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior e financiado a 90% pelo Turismo de Portugal e 10% pelo Município de Resende. A par desta iniciativa, procedeu-se à inauguração das obras de Conservação e Restauro da Igreja de São Martinho de Mouros cuja intervenção baseou-se em trabalhos de retificação, que segundo comunicado da Câmara Municipal de Resende, “promovidos pela Rota do Românico, que abrangeram quatro retábulos em talha, os dois tetos, o púlpito e 15 esculturas de madeira, num investimento de cerca de 125.000 euros que se encontravam num deficiente estado de conservação com as adulterações que foram sofrendo no decorrer do seu percurso histórico”.

Ao longo do percurso, os participantes puderam conhecer os belos monumentos e locais da Freguesia de São Martinho de Mouros entre eles, o Miradouro do Imaculado Coração de Maria, o Pelourinho de São Martinho de Mouros ou o Penedo da Senhora.

Garcez Trindade, Presidente do Município de Resende, “salientou na sua intervenção a beleza patrimonial da Igreja não só para os resendenses, mas também enquanto atrativo turístico referindo a sua satisfação, partilhada pelos munícipes, do resultado da intervenção. O Pároco da Freguesia, Excelso Ferreira, partilhou também a sua satisfação e agradeceu a todos quanto tornaram possível a reabilitação”.

Nesta cerimónia estiveram ainda presentes, representantes da Rota do Românico, Direção Regional da Cultura do Norte e da Empresa Alexandre Maniés – Conservação e Restauro Lda., a empresa responsável pelo trabalho.