Procurar
Close this search box.

87.8 e 88.5


















FM

Professores portugueses que lecionam nas escolas Timorenses criam projeto “A rima..é Timor” e lançam apelo para doação de livros

No âmbito do intercâmbio cultural e recreativo que existe há mais de três dezenas de anos, entre Gavião – Vila Nova de Famalicão e São Cipriano, no concelho de Resende, surge agora uma iniciativa de cariz social, tendo como objetivo ajudar crianças de Timor Leste no processo educativo.

Helena Tavares é uma professora que integra o grupo de 180 professores portugueses, que juntamente com professores timorenses, lecionam em escolas dos Centros de Aprendizagem e Formação Escolar – CAFE, em Timor Leste. Helena vive os sonhos das crianças da Escola CAFE de Viqueque, onde as dificuldades para desenvolver o projeto educativo, nomeadamente a Língua Portuguesa, são muitas, por isso, tendo lido os livros “A lua da minha noite” e “Várzea Formosa – a cidade sonhada”, contactou os respetivos autores – António Caseiro Cabral e João Cidade no sentido de oferecerem alguns livros. Estes perceberam que, uma professora, dois poetas e uma rima podem ajudar muitas crianças que precisam de amor!

A Câmara Municipal de Resende e o Centro Escolar de S. Cipriano, entre outros aderiram de imediato à iniciativa. Os promotores desta campanha, a que deram o nome “A rima… é Timor”, esperam enviar Timor Leste muitos livros, para enriquecer a Biblioteca da Escola Café de Viqueque, mas também diverso material escolar.

Essa será a “rima” que vai dar muita felicidade “a muitas crianças, que precisam de amor”.

A doação de livros, nomeadamente para o ensino da Língua Portuguesa, infantojuvenis e material escolar, pode ser feita: em Gavião (Vila Nova de Famalicão), na sede da Junta de Freguesia, nas Escolas do Agrupamento de Escolas D. Maria II e, ainda, na Associação Milho D’Oiro, em São Cipriano (Resende), na sede da Junta de Freguesia e no Centro Escolar de S. Cipriano.