Procurar
Close this search box.

87.8 e 88.5


















FM

Caminho de Torres que liga Salamanca a Santiago de Compostela vai passar pelo concelho de Baião

O Caminho de Torres que liga Salamanca a Santiago de Compostela vai passar por Baião, nomeadamente na Teixeira, Teixeiró, Gestaçô e Loivos do Monte, um projeto liderado pela CIM do Tâmega e Sousa, e co-financiado pelo Programa Operacional Regional do Norte (Norte 2020), em parceria com as Comunidades Intermunicipais do Alto Minho, do Ave, do Cávado e do Douro.

No passado sábado, 7 de dezembro teve lugar no Centro de Relação Comunitária da Teixeira uma ação de sensibilização sobre o Caminho de Torres, onde entre outros, presente Paulo Fernandes, responsável científico pela definição do trajeto, que sensibilizou a comunidade para a importância deste caminho e para o apoio que a comunidade local poderá, eventualmente, vir a dar aos peregrinos que por ali passarem, acolhendo-os e monitorizando-os.

“Proceder ao levantamento, do ponto de vista histórico e geográfico, à intervenção, e à valorização de parte do traçado do Caminho de Torres, ou seja, os cerca de 230 quilómetros correspondentes à extensão do território de influência das cinco comunidades intermunicipais parceiras”, são os objetivos deste projeto.

As boas vindas aos diversos representantes do projeto estiveram a cargo de Anabela Cardoso, vereadora da Câmara Municipal de Baião e Jorge Rodrigues, Presidente da União de Freguesias de Teixeira e Teixeiró, que “salientaram a importância religiosa, cultural e turística que este projeto vai trazer para o concelho. Os presentes puderam ainda ouvir vários peregrinos que contaram as suas vivências e histórias relacionadas com as suas experiências.