Procurar
Close this search box.

87.8 e 88.5


















FM

Resende assinalou o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

No passado dia sete de dezembro, o município de Resende celebrou o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, com uma tarde recreativa e de convívio com pessoas portadores de deficiência e as suas famílias.

Os utentes de várias instituições de solidariedade  social do concelho apresentaram várias atuações, tais como, a Associação Portas P’ra Vida, A 2000, Casa do Povo de Resende, Irmandade S. Francisco Xavier e a Santa Casa da Misericórdia de Resende. Estas performances incluíram peças de teatro, poesia, música, dança, e procuraram passar várias mensagens sobre os tipos de deficiência, a inclusão e a consciencialização sobre a temática ao público presente, com o objetivo de uma sociedade mais amiga das pessoas com necessidades especiais. O presidente da câmara municipal de Resende, Garcez Trindade destacou esse mesmo ponto, e salientou os esforços do município na inclusão de pessoas portadoras de deficiência.

Foi também oferecido um voucher aos utentes das instituições que fizeram parte das apresentações. Nestas ofertas estava inserida uma aula de Hipoterapia no Centro Hípico de Baião, um gesto de reconhecimento e agradecimento da câmara municipal de Resende a todas as instituições pelo empenho e dedicação às pessoas portadoras de deficiência do município.

Não houve apenas atuações no evento, tendo sido dada voz ao público, composto por utentes, colaboradores, familiares e amigos, que partilharam as suas experiências sobre como é viver com alguém portador de deficiência, os desafios e as recompensas.

No final do evento, foi realizado um lanche convívio oferecido pela câmara municipal de Resende.

O objetivo da iniciativa, foi consciencializar a população para a importância da participação das pessoas portadoras de deficiência na sociedade, em igualdade com todos os outros.