Procurar
Close this search box.

87.8 e 88.5


















FM

Curso de Primeiros Socorros Pediátricos em Baião


“O Curso de Primeiros Socorros Pediátricos foi desenvolvido na medida de informar, ensinar, instruir e treinar cuidados específicos na idade pediátrica. Representa uma formação com grande utilidade e interesse para pais/mães, educadores de infância, professores, ou qualquer outra pessoa cuja atividade envolva o contacto com crianças.

É constituído por dois módulos, possuindo, cada um, uma carga horária de 4 horas. O módulo I, focado numa vertente expositiva, desenvolve-se em torno da desmistificação de ideias erroneamente pré-concebidas e difundidas na sociedade. Abordando uma panóplia de temas como a febre, convulsões, vómitos, diarreia, feridas, queimaduras, hemorragias, quedas e traumatismos, entorses, desmaio, choque-elétrico, picadas e envenenamento, serão realizados ensinos e instruções que clarificarão o tratamento ao bebé e criança.

O módulo II, incidente numa perspetiva teórico-prática e de cariz mais individualizado, incide na instrução e treino de manobras de Suporte Básico de Vida Pediátrico, complementadas com a abordagem da Posição Lateral de Segurança, Desobstrução da Via Aérea, bem como da abordagem do Sistema Integrado de Emergência Médica em Portugal.

Os dois módulos deste curso são complementares, embora independentes. Assim, não é requisito obrigatório a realização do módulo I para a frequência do módulo II.

O Curso de Primeiros Socorros Pediátricos é um curso certificado pela Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho (DGERT), com emissão do respetivo certificado de frequência. O seu leccionamento é realizado por Enfermeiros formadores e com experiência na área de urgência hospitalar.

Condições gerais de admissão:

  • a) Ser maior de idade;
  • b) Possuir escolaridade mínima obrigatória; *
  • c) Ter domínio da língua portuguesa;
  • 4ª Classe – Para indivíduos nascidos até 31/12/1966
  • 6ª Classe – Para indivíduos nascidos entre 01/01/1967 e 31/12/1980
  • 9ª Ano – Para indivíduos nascidos entre 01/01/1981 e 31/12/2002;
  • 12º Ano – Para indivíduos nascidos a partir de 01/01/2003 e/ou que se inscreveram no ano letivo de 2009/2010 no 1º e no 2º ciclo do ensino básico, ou no 7º ano de escolaridade.”

 

Fonte: Câmara Municipal de Baião