Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa iniciou consultas gratuitas de profilaxia de pré-exposição da infeção pelo VIH

“A Unidade de Infeciologia do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) iniciou, recentemente, a consulta de profilaxia de pré-exposição da infeção pelo VIH no adulto.

A profilaxia de pré-exposição da infeção pelo VIH no adulto, designada por PrEP, consiste na utilização de um fármaco pertencente à classe dos anti-retrovíricos, usados para tratamento da infeção pelo VIH, que é prescrito após avaliação médica especializada.

Este fármaco está indicado, em associação com práticas de sexo seguro, a pessoas saudáveis, mas com risco acrescido de aquisição de infeção pelo VIH, nomeadamente pessoas com vários parceiros sexuais ou sem companheiro fixo, utilizadores de drogas recreativas ou consumo abusivo de álcool, trabalhadoras do sexo ou jovens com comportamentos sexuais de risco, por exemplo.

De forma a serem minimizados os obstáculos no acesso a aconselhamento médico, garantindo a máxima adesão dos utentes a uma estratégia de prevenção efetiva, esta consulta é aberta, gratuita e o utente pode-se inscrever presencialmente, nos balcões da Consulta Externa do Hospital Padre Américo e do Hospital de São Gonçalo, ou através do email consulta.infeciologia.prep@chts.min-saude.pt.

Segundo dados da Direção-Geral da Saúde (DGS), em 2018 foram diagnosticados 973 novos casos de infeção pelo VIH, na sua maioria homens entre os 25 e 29 anos. É, por isso, determinante continuar a reunir todos os esforços na prevenção desta infeção.”

 

Fonte: Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa.

Imagem:Serviço nacional de Saúde.