Procurar
Close this search box.

87.8 e 88.5


















FM

Reabilitação do Museu Carmen Miranda pronta a avançar

Foi assinado na manhã de terça-feira dia 28 de janeiro de 2020 o auto de consignação para a empreitada de reabilitação do Museu Carmen Miranda em Marco de Canaveses. O projeto apresentado prevê a instalação do Museu Carmen Miranda onde atualmente funcionam a Biblioteca Municipal e o atual Museu Carmen Miranda. A proposta considera a reabilitação integral destes dois edifícios, bem como a construção de um novo edifício que irá interligar os existentes e transformar todo o espaço num único edifício público com um programa adequado às necessidades verificadas pelo Município do Marco de Canaveses.

A obra propõe a abertura de todo o complexo ao exterior. Pretende-se trazer o mundo exterior para o interior, e vice-versa, provocando uma relação entre a cidade e o museu. Para além da entrada de serviço e da entrada do bar/cafetaria, prevê-se a retirada do gradeamento existente, o rebaixamento do muro e uma maior abertura da entrada principal de forma a poder trazer o equipamento para o exterior, abrindo-o à comunidade.

Um dos grandes objetivos deste novo museu é atrair novos mercados como o Brasil para Marco de Canaveses. “Essa é uma grande aposta nossa, e é uma estratégia turística que estamos a montar com algumas agências, vendendo pacotes turísticos para a população brasileira.” refere Cristina Vieira, autarca marcuense sobre a aposta no mercado turístico brasileiro. Recorde-se que Carmen Miranda, nascida em Marco de Canaveses, emigrou para o Brasil com apenas 10 meses de idade, sendo que se tornou uma das maiores figuras culturais do Brasil com os seus talentos no mundo da música e do cinema reconhecidos pelo mundo inteiro.

Outro elemento importante do projeto, é a vertente educativa. O museu irá trabalhar em conjunto com as escolas, e com a academia de artes ARTÂMEGA para criar um projeto educativo e musical para dar a conhecer Carmen Miranda aos mais jovens.

Almir Silva diretor do Departamento de Obras e Urbanismo da Câmara Municipal de Marco de Canaveses considera que a obra “Tem um significado turístico, económico, social e será, fundamentalmente uma imagem de marca daquilo que uma geração de marcuenses conseguiu fazer no mundo”

A obra de reabilitação do Museu Carmen Miranda foi adjudicada à empresa ARPECDOURO, e terá um valor de 1.078.509,93€, com um prazo de execução de 18 meses.