
As candidaturas para o II Prémio de Literatura Infantojuvenil Ilídio Sardoeira terminam no próximo dia 15 de março. Tendo como género literário o Conto, o Prémio de Literatura Infantojuvenil Ilídio Sardoeira contempla dois escalões. No escalão A, podem concorrer autores maiores de 18 anos, sendo o escalão B dirigido a estudantes com idade entre os 15 e os 18 anos, que frequentem o ensino secundário em escolas do Município de Amarante.
“O Prémio de Literatura Infantojuvenil Ilídio Sardoeira, mais do que oferecer uma oportunidade a novos escritores, quer cumprir um papel relevante na área da cultura. Quer proporcionar uma renovação no panorama literário e cultural nas escolas, dando a oportunidade aos seus alunos de serem também autores & quot.” refere Joaquim Pinheiro, Presidente da UF de Amarante.
No mesmo sentido vai a opinião do escritor António Mota, que acaba de celebrar 40 anos de vida literária. “Este concurso, releva, é uma porta que fica escancarada para dar entrada a quem sonha em contar por escrito uma história, com a garantia de a ver publicada e a entrar nas casas de muitos leitores. É um desafio e uma oportunidade”, conclui.
Pode consultar o regulamento do concurso em www.uf-amarante.pt, através da página do Facebook (www.facebook.com/ufamarante), ou solicitado através do endereço de e-mail uf.amarante@gmail.com.
Na I edição, as vencedoras do Prémio de Literatura Infantojuvenil Ilídio Sardoeira foram Anabela Borges (escalão A), com o conto “Os Dias Pequenos”; e Maria Freitas (escalão B) com “Mudança de Estação”.
Anabela Borges- “Os Dias Pequenos”
Maria Freitas- “Mudança de Estação”