Procurar
Close this search box.

87.8 e 88.5


















FM

Câmara de Penafiel continua a oferecer material educativo no âmbito do projeto de combate ao Insucesso escolar


Continuando o combate ao insucesso escolar, criando condições que garantam uma maior e melhor aprendizagem, o Município de Penafiel ofereceu a todas as escolas do 1.º ciclo do ensino básico, um Kit básico de Ciências no âmbito da atividade “Experimenta Ciências”, inserida no Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar – PIICIE.

Segundo o município penafidelense, na área das ciências a estratégia passou por um protocolo de colaboração com a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, permitindo que os mais Novos possam ter contacto com experiências reais, partindo para a descoberta com base na experimentação, sendo esta componente direccionada para os alunos do 3º e 4º ano.

O Vereador da Educação da Câmara Municipal de Penafiel, Rodrigo Lopes, refere que “depois de oferecermos material para outras áreas, foi agora a vez das ciências. O Kit integra dois manuais. Um manual contém a descrição dos materiais manipuláveis para a aprendizagem das ciências e, o outro, um conjunto de tarefas e sugestões de utilização do material. Este Kit irá permitir aos alunos dos 3.º e 4.º anos efectuar múltiplas experiências de biologia, matemática, física, química, ótica, magnetismo, entre outras.”

O plano de actuação penafidelense está direccionado para milhares de alunos dos vários ciclos de ensino e cruza a informática, literatura e a matemática, privilegiando também jogos específicos e o envolvimento dos pais, apoiado por uma equipa composta por 2 psicólogos, 1 técnico ciências da educação e 1 assistente social.