87.8 e 88.5


















FM

Programa da 15ª edição da Feira do Fumeiro, do Cozido à Portuguesa e dos Vinhos de Baião

Ouvir a Notícia

A 15ª edição da Feira do Fumeiro, do Cozido à Portuguesa e dos Vinhos de Baião arranca esta sexta feira, 6 de março, até domingo, dia 8. Sendo um dos maiores festivais de produtos tradicionais do distrito do Porto, é organizado pela Câmara Municipal de Baião que procura exigir o máximo de qualidade nos produtos apresentados, sendo que todo o processo de produção é acompanhado por técnicos especializados, desde a criação dos suínos, passando pelo abate, pela avaliação das condições sanitárias do local onde são confecionados os enchidos e pela selagem do fumeiro que entrará no recinto da Feira para comercialização. Todos os produtos são oriundos do concelho, possuindo características de sabor únicas e genuínas muito apreciadas. A mesma exigência mantém-se para os vinhos e para os restantes produtos tradicionais.

A abertura acontece a 6 de março, às 19h. Nesta edição, que ocorrerá numa tenda coberta e aquecida, com cerca de 2000 metros quadrados, vão estar representados cerca de 4 dezenas de produtores locais onde os visitantes poderão saborear as iguarias do concelho. A tenda terá ligação à internet, por wireless, de forma permanente e gratuita.

O Cozido à Portuguesa será servido em 3 restaurantes que estão preparados para receber cerca de 450 pessoas em simultâneo. Para além deste prato pode degustar-se, também, o Arroz de Moira com Grelos, ou os tradicionais ovos com salpicão.

O fumeiro é, contudo, a atração principal do evento, estando disponíveis diferentes variedades, desde o salpicão, ao presunto, à linguiça, moira, alheira, pá, farinheira, barriga e cabeça fumada.

Estarão, ainda, presentes diversos produtores de doçaria regional, incluindo o apreciado Biscoito da Teixeira, os citrinos da Pala, a broa de milho cozida no local, compotas, licores, chocolates, amêndoas, frutos silvestres ou cerveja artesanal.
A animação do evento será assegurada pela presença de grupos de música tradicional portuguesa, tocadores de concertinas e de cantares ao desafio, ranchos folclóricos e grupos de bombos.

Destaque, ainda, para sábado à noite, com a atuação de Emanuel Moura, o artista que junta ao Fado o humor e que promete uma noite cheia de gargalhadas.

Em paralelo ao evento, terá lugar, no mesmo local, mais uma edição da Feira Stock Off, com a presença de diversas empresas baionenses. Esta iniciativa é organizada pela Associação Empresarial de Baião e conta com o apoio da Câmara Municipal de Baião.

Programa do evento:

Dia 6 – Sexta-Feira

19 h – Abertura Oficial da Feira
Atuação grupo de bombos A. T. C. M. Baião
20 h – Atuação Associação Concertinas e bombos São Tiago de Queimada
22 h – Atuação Banda Musical da Casa do Povo de Santa Marinha de Zêzere
24 h – Encerramento

Dia 7– Sábado

10 h – Abertura da Feira
12 h – Atuação do grupo Arribamonte
15 h – Academia de Dança Liliana Castro
20 h – Atuação da Associação Cultural de Concertinas do Lameirão
22h30 – Atuação de Emanuel Moura “fado Humorístico”
24 h – Encerramento

Dia 8 – Domingo

10 h – Abertura da Feira
12 h – Atuação do Grupo de Concertinas “Joaquim Nogueira”

15 h – Inicio do Festival de Folclore:
– Rancho Folclórico As Cesteiras de Frende
– Rancho Folclórico da Associação Cultural e Recreativa de Santa Cruz do Douro
– Associação Danças Cantares de Gestaçô
– Rancho Folclórico as Ceifeiras de Valadares
– Associação Cultural e Recreativa de Ancede e Ribadouro
– Rancho Folclórico de Baião

19h – Encerramento

A Rádio Montemuro estará presente na Feira do Fumeiro, do Cozido à Portuguesa e dos Vinhos de Baião 2020, para a transmissão em direto do programa Em Destaque, a partir das 10h00 de sábado, dia 7 de Março.