Procurar
Close this search box.

87.8 e 88.5


















FM

(C/áudio)Cinfães: Presépio de Rua da aldeia de Pias promete atrair visitantes de todo o país

O Largo da Cruz, na aldeia de Pias, em Cinfães prepara-se para receber, mais uma edição do “Presépio de Rua 2023”, entre 10 de dezembro e 7 de janeiro.
Criado em 2017, o Presépio de Rua de Pias é uma representação tradicional do nascimento de Jesus Cristo, montada ao ar livre no Largo da Cruz, através de um conjunto de imagens criadas com materiais recicláveis e restos de tecido que retratam a cena do nascimento de Jesus, incluindo até ao momento os seguintes personagens: Maria, José, o menino Jesus, os 3 reis magos, a vaca e o burro, o anjo, o moleiro, a pastora e as suas ovelhas, o agricultor e ainda alguns símbolos típicos da aldeia, como refere Adelaide Castela.

Atualmente, assume-se como “uma forma de expressão artística e religiosa, que visa recordar e celebrar o advento de Jesus Cristo. Está disponível para visita entre a segunda semana de Dezembro e a primeira de Janeiro e este ano é embelezado com mais de 2300 luzes led“, refere a organização, que acrescenta “Atualmente é uma verdadeira atração turísticas, atraindo visitantes de diversos locais do país”. Em cada ano, existe sempre uma novidade, como salienta Adelaide Castela.

O presépio é montado com ajuda de voluntários da comunidade local, que se unem para o decorar e manter durante a temporada do Natal.

Pedro Sá, fala-nos dos horários em que pode visitar o presépio.

Pode ouvir a entrevista na íntegra na secção podcast.