Procurar
Close this search box.

87.8 e 88.5


















FM

Igreja de Santo Isidoro vai ser restaurada com apoio da Câmara Municipal do Marco de Canaveses

A Igreja de Santo Isidoro vai ser restaurada, depois de ter sofrido primeiramente, um arranjo urbanístico do largo envolvente à Igreja. Através de uma candidatura submetida pela Associação de Municípios do Baixo Tâmega (AMBT) e Rota do Românico, apoiada pela Câmara Municipal do Marco de Canaveses, foram aprovados trabalhos no valor de mais de 250 mil euros para este património religioso. A Câmara Municipal do Marco de Canaveses vai investir no projeto de requalificação 38 mil euros, que vão permitir conservar, salvaguardar e valorizar as coberturas, paramentos, vãos, pavimentos e tetos da igreja, bem como, executar o arranjo dos espaços do adro, contribuindo assim, para a reposição da sua qualidade e dignidade. Os trabalhos têm a duração prevista de 10 meses.

A par deste projeto, a AMBT e da Rota do Românico também vão requalificar a Igreja de Lufrei (Amarante), o Mosteiro de Santo André de Ancede (Baião) e o Centro de Interpretação da Rota do Românico de Veade (Celorico de Basto), correspondentes à segunda fase das intervenções nos monumentos inseridos na Rota do Românico.

Segundo comunicado da Câmara Municipal do Marco de Canaveses, o  valor total a investido será de 955 776,60€, comparticipado em 85% pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional no âmbito do Programa Operacional Regional do Norte.