Procurar
Close this search box.

87.8 e 88.5


















FM

Estatuto Editorial

Estatuto Editorial 

1. A Rádio Montemuro é uma estação regional privada, que se orienta pelos princípios da liberdade, do pluralismo e da independência, e se subordina à deontologia da Comunicação Social. 

2. A Rádio Montemuro privilegia, no seu conteúdo, a informação isenta, rigorosa e maximamente objectiva, que possibilite e garanta a expressão e o confronto das diversas correntes de opinião, no respeito pelas pessoas, pelo interesse nacional em geral, e pela defesa da sua região em especial. 

3. A Rádio Montemuro assume -se como independente de qualquer doutrina ou ideologia, do poder político e autárquico, de partidos ou associações religiosas, culturais, recreativas, patronais, sindicais, e profissionais, bem como de entidades económicas e financeiras, apenas respondendo perante a empresa de que dimana. 

4. A Rádio Montemuro respeita as leis de mercado, mas, nos seus compromissos comerciais salvaguarda sempre os valores deontológicos que persegue. 

5. A Rádio Montemuro procura, para garantir a autonomia e por efeito da capacidade criativa, técnica e de gestão, obter a maior audiência possível e sem fronteiras, privilegiando, porém, a sua zona de intervenção local. 

6. A Rádio Montemuro compromete-se a contribuir, pela totalidade dos seus conteúdos, para o reforço da identidade cultural do país como um todo, e da sua região como uma unidade própria, no respeito pelas diferenças. 

7. A Rádio Montemuro obriga-se, dentro do respeito pelos princípios constitucionais e legais, a exercer a sua actividade com sentido de responsabilidade e espírito de tolerância, atendendo às exigências do pluralismo e ao direito de expressão das minorias, sempre que isso constitua um imperativo de consciência, mas com exclusão de qualquer incitamento à prática de crimes, ou à vacilação dos direitos fundamentais. 

8. A Rádio Montemuro respeita todos os princípios da Lei da Imprensa e do Estatuto dos Jornalistas, nomeadamente reconhecendo o direito de resposta, nas condições legais, a qualquer pessoa cujo bom nome e reputação se possam considerar afectados por facto inverídico ou erróneo, veiculado nas suas emissões. 

9. A Rádio Montemuro procura produzir uma informação que distinga entre notícia e opinião, e dê voz às partes em confronto, mediante a aplicação de critérios jornalísticos dos seus profissionais e colaboradores, sob a orientação da sua Direcção. 

10. A Rádio Montemuro observa, na linha de orientação da actividade informativa, os normativos e princípios consagrados no Código Deontológico dos Jornalistas, como instância última de decisão em caso de conflito de interesses. 

Cinfães, 

09 de fevereiro de 2019 

A Direção