Procurar
Close this search box.

87.8 e 88.5


















FM

Sessão comemorativa dos 40 anos da estação arqueológica e 30 anos da EPA tem lugar a 5 de março

Comemora-se no próximo dia 5 de março, os 40 anos da Área Arqueológica do Freixo 30 Anos da Escola Profissional de Arqueologia. A cerimónia vai ter lugar no Auditório da Área Arqueológica pelas 15 horas.
A sessão será presidida pela Secretária de Estado Adjunta e do Património Cultural, Ângela Ferreira, e pelo Secretário de Estado Adjunto e da Educação, João Costa.

Programa
15h00 – Sessão Solene Comemorativa
15h45 – Inauguração da Exposição 40/30 da Área Arqueológica do Freixo e da Escola Profissional de Arqueologia
16h15 – Visita à Exposição Pedagógica Tongobriga 2.0
16h45 – Apresentação do projeto desenho técnico/artístico, uma parceria da Escola Profissional de Arqueologia com a Escola Secundária de Paços de Ferreira, no âmbito do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular
17h00 – Verde de Honra, oferecido pela Câmara Municipal do Marco de Canaveses

Sobre Tongobriga

A revelação de Tongobriga, para a arqueologia e para a população em geral, ocorreu a partir de 1980, com o projeto de investigação desenvolvido pelo arqueólogo Lino Tavares Dias e a sua equipa, que aí desenvolveu, durante mais de 30 anos, um trabalho que permitiu identificar e valorizar um significativo conjunto de ruínas, atribuíveis à época romana.
Hoje em dia, Tongobriga e a aldeia histórica de Santa Maria do Freixo dispõem de um serviço permanente de investigação arqueológica e de atendimento ao público, incluindo um restaurante/cafetaria, um auditório e o centro interpretativo, com uma exposição temática intitulada “Mudar de Vida”, designação que pretende realçar as mudanças que, a partir do século I d.C, a integração no império provocou na vida dos habitantes do noroeste peninsular.

A investigação aí realizada desde 1980, permitiu a afirmação de Tongobriga romana no panorama científico português e internacional, afirmação essa que foi essencialmente baseada no conhecimento do seu urbanismo, entendido no contexto da respetiva promoção a capital de civitas.
Sobre a Escola Profissional de Arqueologia
Em 1990, foi criada a Escola Profissional de Arqueologia, escola pública de âmbito nacional, promovida pelos Ministérios da Cultura e da Educação, procurando responder à necessidade de formação especializada de técnicos intermédios, para intervir em Património classificado.
O sítio escolhido para instalar esta escola profissional foi a Área Arqueológica de Freixo, espaço de cerca de 50 hectares, classificado como Monumento Nacional em 1986, como consequência das descobertas ali feitas desde 1980, pelo arqueólogo Lino Tavares Dias.

O primeiro curso a avançar foi o de Assistente de Arqueólogo, seguindo-se o Curso de Técnico de Museografia e Divulgação do Património e o de Assistente de Conservação e Restauro. Mais recentemente, a Escola apostou no curso de Técnico de Recuperação do Património Edificado, em resposta às necessidades identificadas no mercado.
Desta forma, a escola prepara técnicos intermédios com formação global e específica para integrar equipas que trabalhem nas vertentes de investigação, conservação e divulgação do Património.

Fonte: Visitportugal.com