Procurar
Close this search box.

87.8 e 88.5


















FM

Comunicado da Câmara Municipal de Cinfães a respeito do COVID-19

A Câmara Municipal de Cinfães emitiu um comunicado relativo ao COVID-19, que apresentaremos abaixo:

 

 

Considerando que a Organização Mundial de Saúde decretou a situação do COVID-19 como pandemia mundial e apesar de, até ao momento, não haver o registo de nenhum caso no Concelho de Cinfães, a Câmara Municipal de Cinfães decidiu decretar medidas excecionais, de ordem preventiva, com eficácia a partir da publicação deste comunicado e por tempo indeterminado, nomeadamente:

– Suspender a utilização das Piscinas Municipais e dos restantes equipamentos desportivos;
– Suspender os eventos desportivos agendados para os meses de março e abril;
– Suspender as atividades do programa cultural do Auditório Municipal;
– Suspender a abertura ao público da Biblioteca Municipal, Posto de Turismo, Museu Serpa Pinto e Centro Interpretativo do Vale do Bestança;
– Suspender o programa Férias em Movimento – Páscoa;
– Suspender a cedência dos autocarros municipais;
– Suspender a realização das feiras quinzenais no Concelho (Cinfães, Souselo e Nespereira) e Feira da Terra;

Os Serviços Municipais (Câmara Municipal, Casa dos Outeirinhos, GIP), embora se mantenham abertos e em funcionamento, apenas deverão ser procurados em situações urgentes e inadiáveis, devendo ser privilegiado o contacto telefónico (255 560 560) ou por e-mail (geral@cm-cinfaes.ptaccao.social@cm-cinfaes.pteducacao@cm-cinfaes.ptdesporto@cm-cinfaes.ptgip@cm-cinfaes.pt).

Recomenda-se às Juntas de Freguesias do Concelho e ao Movimento Associativo do território, em geral, que evitem a organização de eventos ou iniciativas que envolvam ajuntamento de pessoas.

Recomenda-se ao Comércio Local o cumprimento das normas emitidas pela DGS, alertando para o reforço da higienização das superfícies com solução alcoólica, atendimento preferencial a mais de um metro de distância e lavagem das mãos frequentemente.

Desaconselha-se a utilização de parques infantis, polidesportivos e espaços públicos de lazer.

Recomenda-se à População o cumprimento integral de todas as normas emitidas pela DGS:

  1. Todas as pessoas deverão ter cuidados de higiene de mãos frequentes, lavando as mãos com água e sabão durante, pelo menos, 20 segundos, ou com solução anti-séptica de base alcoólica;
  2. Todas as pessoas deverão cumprir com a etiqueta respiratória que consiste em tapar a boca e o nariz, ao tossir ou espirrar, com o cotovelo, ou lenço/guardanapo de papel (uso único) o qual deverá ser deitado ao lixo de imediato. De seguida, lavar as mãos como referido acima;
  3. Todas as pessoas deverão evitar cumprimentar, beijar e abraçar outras pessoas, devendo evitar estar a menos de 1 metro de distância de qualquer outra pessoa;
  4. Caso surjam sintomas, febre, tosse, dor de garganta, dores musculares, dor no peito, dores articulares ou diarreia, deverão, de imediato, contactar a linha SNS 24 – 808 24 24 24.

O Município de Cinfães acompanhará a evolução da situação estando em permanente contacto e estreita colaboração com as autoridades competentes. Apelamos para que todos os Munícipes adotem um comportamento sereno e responsável, por forma a ser salvaguardada a saúde de todos.

O Presidente da Câmara Municipal, Armando Silva Mourisco.