Procurar
Close this search box.

87.8 e 88.5


















FM

Covid-19- Cuidados a ter se está grávida

Segundo os estudos científicos publicados até ao momento, não existe informação sobre a sensibilidade à exposição de mulheres grávidas ao Covid-19.

Sendo que por si só, uma grávida sofre de alterações imunológicas e fisiológicas, estas estão mais vulneráveis a infeções respiratórias, sendo que devem ter uma acrescida higiene pessoal, tal como, lavar as mãos frequentemente, evitar o contato com pessoas doentes ou casos suspeitos que estejam sob vigilância, respeitando a distância recomendada de segurança entre pessoas, 1 metro. Durante a gravidez, as mulheres também podem estar em risco de doença grave, morbilidade ou mortalidade em comparação com a população em geral, como observado em casos de outras infeções relacionadas com coronavírus [incluindo coronavírus da síndrome respiratória aguda grave (SARS-CoV) e coronavírus da síndrome respiratória do Médio Oriente (MERS- CoV)] e outras infeções respiratórias virais, como a gripe (influenza)

As mulheres infetadas têm risco acrescido de mal formação na gravidez?
Segundo a DGS não há informações sobre resultados adversos da gravidez em mulheres grávidas com COVID-19. Foi observada perda gestacional, incluindo aborto espontâneo e nado-morto, em casos de infeção por outros coronavírus [SARS-CoV e MERS-CoV] durante a gravidez. Sabe-se que a febre alta durante o primeiro trimestre da gravidez pode aumentar o risco de certos defeitos congénitos.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda medidas de higiene e etiqueta respiratória para reduzir a exposição e transmissão da doença:
• Medidas de etiqueta respiratória: tapar o nariz e a boca quando espirrar ou tossir, com um lenço de papel ou com o antebraço, nunca com as mãos, e deitar sempre o lenço de papel no lixo;
• Lavar as mãos frequentemente. Deve lavá-las sempre que se assoar, espirrar, tossir ou após contacto direto com pessoas doentes. Deve lavá-las durante 20 segundos (o tempo que demora a cantar os “Parabéns”) com água e sabão ou com solução à base de álcool a 70%;
• Evitar contacto próximo com pessoas com infeção respiratória;
• Evitar tocar na cara com as mãos;
• Evitar partilhar objetos pessoais ou comida em que tenha tocado.

Para mais informações deve consultar a página criada propositadamente pela DGS covid19.min-saude.pt/perguntas-frequentes/.