Procurar
Close this search box.

87.8 e 88.5


















FM

Câmara Municipal de Marco de Canaveses vai assegurar 102 mil euros para obras de valorização e recuperação da Igreja de Santa Maria

A Câmara Municipal de Marco de Canaveses vai assegurar 102 mil euros para obras de valorização e recuperação da Igreja de Santa Maria. A intervenção conta com um apoio na ordem de 1 milhão de euros ao ao abrigo do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), que corresponde à comparticipação de 85 %, sendo que 15% do vaor total da obra será assegurado Município do Marco de Canaveses (102 mil euros), pela Fábrica da Igreja Paroquial de Fornos, (43 mil euros) e pela Junta de Freguesia do Marco (5 mil euros).

Para a Presidente do Município, Cristina Vieira, “esta intervenção é uma oportunidade de reabilitar um dos grandes monumentos do nosso património e será também determinante para a valorização de toda a área com um importante impacto no nosso turismo histórico e cultural. Foi com grande satisfação que recebemos a aprovação desta candidatura e só foi possível graças a um grande empenho da nossa Autarquia, da Paróquia de Fornos e da Freguesia do Marco”.
“Sabemos que vivemos um tempo de complexa situação, a todos os níveis, mas a Câmara Municipal do Marco de Canaveses continua focada na concretização dos projetos de desenvolvimento, delineados para todo o Concelho. Sem nunca descurar as devidas precauções que a atual pandemia da COVID-19 exige, embora com as limitações e constrangimentos decorrentes da mesma, continuamos empenhados no nosso trabalho e na execução dos compromissos que assumimos com os marcuenses”, conclui a autarca marcuense.

As obras de valorização vão incidir na Igreja e no Centro Paroquial e segundo a autarquia marcuense “Consiste em intervenções de conservação e conclusão de trabalhos que não ficaram concluídos durante a sua execução, encontrando-se em risco elevado de degradação, e por isso a urgente intervenção na estrutura física dos imóveis, daquele que é um monumento de interesse público, desde 2013, cujo projeto é do Arquiteto Siza Vieira”.