Procurar
Close this search box.

87.8 e 88.5


















FM

O “COVID-Drive” de Marco de Canaveses já está em funcionamento (Áudio)

A população dos seis concelhos do agrupamento de centros de saúde do Baixo Tâmega (Baião, Marco de Canaveses, Amarante, Celorico de Basto, Cinfães e Resende) tem ao seu dispor, um centro de rastreio para despistagem de COVID-19, que irá funcionar no estádio municipal do Marco de Canaveses. o objetivo é aumentar o número de testes diários a cidadãos com suspeita de estarem infetados pelo novo coronavírus. Serafim Rodrigues, Vice Presidente da Câmara municipal de CInfães, esteve presente na visita guiada ao COVID-Drive, e exalta a capacidade de união dos 6 municipios no combate á COVID-19.


Serafim Rodrigues fala ainda das vantagens que este centro de rastreio poderá trazer às populações de risco existentes nas IPSS da região.

 


Além dos testes, técnicos do laboratório privado Synlab vão dar formação a quatro equipas de enfermagem do ACES, que posteriormente vão assegurar a realização de testes a doentes de risco e respetivos cuidadores e a utentes institucionalizados, como nos explica Laura Brun, diretora clinica do SynLab


Laura Brum, explica ainda como se processam os testes neste centro de rastreio


Os relatórios dos testes realizados são enviados diretamente para as autoridades de saúde, e para os pacientes no prazo de três dias úteis por telefone ou via correio eletrónico.

Cristina Vieira, Presidente da Câmara Municipal de Marco de Canaveses, onde se localiza o centro de rastreio, enaltece a satisfação sentida por todos os autarcas da região por ter à sua disposição o “COVID-Drive”

A autarca marcuense refere que apesar da melhoria da situação epidemiológica portuguesa, e a possível abertura do país, ainda é cedo para previsões.

 

Resende foi um dos concelhos da região mais impactados pela COVID-19, porém, Garcez Trindade, autarca de Resende presente na visita guiada, refere que as medidas tomadas estão a ter resultado, e que a situação já se encontra mais controlada.

Ao contrário de Resende, Baião é um dos concelhos menos afetados pela COVID-19, mas Paulo Pereira, presente na visita guiada ao “COVID-Drive”, pede responsabilidade e cuidado da parte dos cidadãos nesta fase de reabertura do país, ao mesmo tempo que mostra satisfação pelas medidas tomadas pelos concelhos do Baixo Tâmega, na luta contra o vírus.

Declarações dos vários autarcas presentes na visita guiada ao centro de rastreio “COVID-Drive”, instalado no Estádio Municipal de Marco de Canaveses .