Procurar
Close this search box.

87.8 e 88.5


















FM

Cidadãos surdos já dispõem de uma plataforma de atendimento por videochamada através do SNS 24

“Os cidadãos surdos já dispõem de uma plataforma de atendimento por videochamada no Centro de Contacto do Serviço Nacional de Saúde – SNS 24. Esta linha entrou em funcionamento na terça-feira, 21 de abril, e conta com seis intérpretes de Língua Gestual Portuguesa que prestarão atendimento 24 horas por dia, sete dias por semana, para assegurar o esclarecimento destas pessoas.

O site do SNS 24 dispõe já de uma plataforma que permite estabelecer o contacto, através de videochamada, entre o cidadão surdo e o intérprete de Língua Gestual Portuguesa. Este fará depois a mediação com o enfermeiro do Centro de Contacto do SNS, através de uma plataforma de atendimento de voz.

Além de garantir o acesso destes cidadãos à linha SNS 24, esta funcionalidade poderá ainda ser utilizada para assegurar a comunicação entre os profissionais de saúde e o doente surdo durante o internamento hospitalar ou interações no centro de saúde.
Atualmente, está disponível um canal de conversação no site do SNS 24, que funciona através de uma caixa de chat online. A videochamada será, assim, um novo recurso ao dispor das pessoas surdas.

A disponibilização deste serviço resulta de uma parceria entre os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, o Instituto Nacional para a Reabilitação e a Federação Portuguesa das Associações de Surdos.”, refere o Serviço Nacional de Saúde.