Procurar
Close this search box.

87.8 e 88.5


















FM

Município de Marco de Canaveses renova protocolo com Associação Florestal de Entre Douro e Tâmega.

O Município do Marco de Canaveses renovou o protocolo de colaboração com a Associação Florestal de Entre Douro e Tâmega (AFEDT), que disponibiliza a atuação da equipa de Sapadores Florestais, constituída por uma equipa de 5
elementos.
O protocolo, assinado entre as partes, define que os Sapadores exercem a sua atividade durante todo o ano e que os desempenhos de trabalho incidirão em áreas florestais públicas, comunitárias ou privadas definidas com o objetivo de fazer face às necessidades assinaladas no Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios.
Cristina Vieira, Presidente da Câmara Municipal do Marco de Canaveses refere que a parceria com a AFEDT “se assume como uma medida para a valorização da floresta do concelho, considerando que a dimensão dos incêndios florestais é elevada e que é preciso salvaguardar a segurança das pessoas e dos seus bens. Nesse sentido, acreditamos que o trabalho da Associação Florestal é uma mais valia ao trabalho que o Município desenvolve no âmbito da Proteção Civil, que fica muito reforçado, sobretudo quando é necessário reativar os esforços de prevenção de incêndios florestais”.
Como contrapartida pelos serviços prestados na base do protocolado, o Município do Marco de Canaveses vai transferir para a Associação Florestal cerca de 45.700 euros ao longo do ano 2020.

O protocolo válido para o ano de 2020, prevê a renovação automática para o ano de 2021, salvaguarda a possibilidade de aumento do valor mediante alterações do salário mínimo nacional.
Encargos da AFEDT:
– Assegurar ações de silvicultura reflorestação e arborização;
– Gestão de combustíveis;
– Acompanhamento de fogo controlado;
– Apoio na realização de queimas e queimadas;
– Manutenção e beneficiação da rede divisional e de faixas de mosaicos de gestão de combustíveis;
– Manutenção e beneficiação de outras infraestruturas;
– Apoio em ações de controlo e eliminação de agentes bióticos;
– Sensibilização do público para normas de conduta;
– Prevenção do uso do fogo e limpeza da floresta, vigilância, primeira intervenção em incêndios florestais;
– Apoio ao ataque ampliado e operações de rescaldo, de vigilância pós incêndio aprovado pela Comissão nacional de Proteção Civil.