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Jovem de Resende venceu o Prémio Inovação Jovem Engenheiro 2019

O jovem Aires Colaço, Investigador da FEUP, natural de Resende, venceu o Prémio Inovação Jovem Engenheiro 2019. O trabalho desenvolvido por Aires Colaço na unidade de investigação CONSTRUCT, com o título ”Metodologia numérica integrada para a previsão e mitigação de vibrações e ruído re-radiado induzidos por tráfego ferroviário”.

O prémio na ordem dos 10 mil euros, é entregue todos os anos a autores dos melhores trabalhos de investigação elaborados por licenciados em engenharia, que até ao momento, tenham menos de 35 anos

Pode ler aqui a entrevista que o próprio deu à Universidade do Porto:

“Este trabalho, trata-se de uma metodologia numérica capaz de simular – de uma forma integrada e eficiente – “os fenómenos de geração e propagação de vibrações induzidas por tráfego ferroviário, a sua interação com os edifícios e, numa fase mais avançada, prever os níveis de vibração e ruído re-radiado alcançados no interior dos mesmos”, explica o jovem investigador.

Na base desta distinção esteve o trabalho desenvolvido por Aires Colaço na unidade de investigação CONSTRUCT, com o título ”Metodologia numérica integrada para a previsão e mitigação de vibrações e ruído re-radiado induzidos por tráfego ferroviário”. Trata-se de uma metodologia numérica capaz de simular – de uma forma integrada e eficiente – “os fenómenos de geração e propagação de vibrações induzidas por tráfego ferroviário, a sua interação com os edifícios e, numa fase mais avançada, prever os níveis de vibração e ruído re-radiado alcançados no interior dos mesmos”, explica o jovem investigador.
O facto de estes dois fenómenos estarem profundamente interligados “recomenda uma abordagem conjunta no estudo dos efeitos nefastos induzidos nos habitantes”, continua Aires Colaço. No caso de se verificarem níveis elevados dos fenómenos retratados, que não respeitem a regulamentação em vigor, “a ferramenta implementada permite o dimensionamento de medidas de mitigação”.
Esta ferramenta avançada tem sido utilizada em problemas reais de Engenharia, com um amplo campo de aplicação prático, permitindo a análise dinâmica e geotécnica de sistemas ferroviários em geral, “colocando a Engenharia nacional neste domínio ao nível das melhores práticas mundiais. Prova disso, são os trabalhos recentemente concluídos para a empresa Mott-MacDonald, no âmbito da linha de alta velocidade em desenvolvimento no Reino Unido (HS2), e para a Metro do Porto, no âmbito da expansão da rede existente”, realça Aires Colaço à Universidade do Porto.
Relativamente à conquista do Prémio Inovação Jovem Engenheiro 2019, o investigador de 31 que anos considera que se trata do “reconhecimento do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido, sendo um enorme motivo de orgulho ser contemplado com um prémio com este prestígio”.
“Apesar de ser um prémio atribuído em nome individual, é também o reflexo do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido na unidade de investigação CONSTRUCT, com o contributo de diversos colegas e sob orientação dos Professores Pedro Alves Costa e Rui Calçada, aos quais agradeço publicamente todo o apoio”, conclui.

Fonte: noticias.up.pt