
A Rota do Românico vai promover uma visita virtual guiada ao Centro de Interpretação do Românico (CIR), na próxima segunda-feira, 18 de maio, pelas 22
horas, como parte das comemorações do Dia Internacional dos Museus 2020.
A visita irá ser transmitida em direto através do Facebook e do Instagram da Rota do Românico e antecipa a reabertura ao público do CIR, agendada para 19 de maio, após o encerramento motivado pela pandemia da Covid-19.
O Dia Internacional dos Museus, este ano sob o tema “Museus para a Igualdade: Diversidade e Inclusão”, será também assinalado pela Rota do Românico com o lançamento do vídeo “O CIR pelos olhos das crianças”.
Localizado na vila de Lousada, o CIR é constituído por seis salas temáticas, afirmando-se como o cenário ideal para iniciar a viagem de descoberta da Rota do Românico e do seu território de influência, bem como da arte e simbolismo que marcaram Portugal e a Europa durante vários séculos da Idade Média.
De recordar que o CIR se encontra aberto ao público em 27 de setembro de 2018, e registou, no ano passado, mais de nove mil visitantes.
A Rota do Românico reúne, atualmente, 58 monumentos, distribuídos por 12 municípios dos vales do Sousa, Douro e Tâmega (Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Resende), no Norte de Portugal.
As principais áreas de intervenção da Rota do Românico abrangem a investigação científica, a conservação do património, a dinamização cultural, a educação patrimonial e a promoção turística.