Procurar
Close this search box.

87.8 e 88.5


















FM

Município de Cinfães continua a investir na limpeza dos terrenos

Só nos meses de janeiro, fevereiro e março, a autarquia de Cinfães procedeu à limpeza de 28 hectares de faixas de combustível, sendo que esta intervenção, considerada prioritária, foi executada pelas 2 equipas de sapadores florestais do Concelho e contemplou a limpeza de faixas de 10 metros, incluindo a remoção do mato e o corte de arvoredo.

Segundo a autarquia de Cinfães “além da gestão de faixas de combustível, o município de Cinfães mantém o Plano Municipal de Fogo Controlado da Serra de Montemuro. No primeiro trimestre de 2020 foi efetuada a gestão de mais de 138 hectares, com o recurso à técnica do fogo controlado. Esta medida insere-se na estratégia do Município em matéria de defesa da floresta contra incêndios e tem como objetivo a defesa da Serra do Montemuro e a prevenção de grandes incêndios florestais, assim como pretende promover a renovação de pastagens de uma forma sustentável e ordenada”.

De salientar que foi prorrogado até 31 de maio, o prazo para que os proprietários procedem à limpeza dos terrenos, de acordo com o Decreto-Lei n.º 20/2020 de 1 de maio, que altera as medidas excecionais e temporárias relativas à pandemia de COVID-19, neste caso o prazo para a realização dos trabalhos de gestão de combustível.
No âmbito dos trabalhos de limpeza, a realização de queimas requer comunicação prévia. Assim, se pretende realizar a queimas de sobrantes, deve comunicar previamente, para a Câmara Municipal de Cinfães, através do número de telefone 255 560 560 ou do e-mail: queimadasqueimas@cm-cinfaes.pt ou ainda acedendo ao site: https://fogos.icnf.pt/queimasqueimadas/login.asp.

Fonte: Município de Cinfães.