Procurar
Close this search box.

87.8 e 88.5


















FM

Covid-19 Município de Baião testa colaboradores de creches e do serviço de apoio domiciliário

Depois de no dia 13, quarta-feira, mais de duas dezenas de trabalhadores das creches de Baião terem sido testados para despistar a Covid-19, serão realizados mais testes no dia de hoje, sexta-feira, desta vez aos colaboradores do Serviço de Apoio Domiciliário das entidades de solidariedade social, que apoia cidadãos idosos, bem como os mais dependentes, na sua residência.
Num total de 75 profissionais testados, a autarquia de Baião tem como objetivo “permitir uma maior segurança das crianças que frequentam as creches”, que reabrem já na próxima segunda-feira, dia 18 de maio.

O vice-presidente da Câmara Municipal de Baião, José Pinho Silva, classifica a realização dos testes como uma “medida fundamental para a proteção da comunidade e para uma maior tranquilidade dos cidadãos, em especial daqueles que têm a seu cargo pessoas dependentes”.

A delegada de saúde concelhia, Gabriela Saldanha, refere que “as intervenções que estão a ser implementadas e irão ser realizadas no concelho, têm como principal finalidade a salvaguarda da saúde da população e procuram conter a propagação da doença COVID-19”, sendo também “muito importante que todos os cidadãos continuem a adotar comportamentos responsáveis e procurem proteger-se e proteger também todos aqueles que os rodeiam através das medidas já de todos conhecidas, nomeadamente o uso de máscaras, manter o distanciamento e realizar uma correta higiene de mãos”.
Os testes realizados no Centro COVID-Drive no Marco de Canaveses, são uma ação coordenada entre a Autoridade de Saúde Local de Baião e a Autarquia Baionense.
De salientar, que no passado dia 29 de abril, foram testados 92 funcionários de lares baionenses, nomeadamente a Santa Casa da Misericórdia, o Centro Social de Santa Cruz do Douro e o Lar Hotel.

A iniciativa coube no Programa de Intervenção Preventiva em Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas e Lares Residenciais e do Protocolo de Implementação dos Centros de Triagem assegurados pela Cruz Vermelha Portuguesa. Segundo comunicado da autarquia baionense “Os testes vão ainda abranger os utentes dos lares, forças de proteção civil e forças de segurança do concelho”.

Saiba como funciona o Centro COVID-Drive

O centro COVID-Drive situa-se no estádio do Marco de Canaveses. Esta estrutura presta apoio aos utentes de Baião. A realização dos testes carece de marcação prévia, através do Serviço Nacional de Saúde (SNS), e o circuito de colheita demora entre dez a quinze minutos, não tendo os utentes necessidade de sair do seu automóvel.