Procurar
Close this search box.

87.8 e 88.5


















FM

Linha de apoio dedicada à COVID-19 Marco/Baião irá continuar em funcionamento até 30 de junho

A linha de apoio psicológico e social dos Municípios de Marco de Canaveses e de Baião, dedicada ao COVID-19, vai continuar em funcionamento pelo menos até dia 30 de junho. A linha, que  funciona desde 30 de março e já registou 618 atendimentos, chegando a ser equacionado o seu encerramento no final do mês de maio.

Os municípios do Marco de Canaveses e Baião mantêm a linha em funcionamento com o objetivo de ajudar os marcuenses e baionenses durante o período de desconfinamento.

A proposta de continuidade do serviço resultou de uma reunião conjunta realizada no passado dia 26 de maio, entre os autarcas de Marco de Canaveses e de Baião, Cristina Vieira e Paulo Pereira, e os colaboradores e voluntários que integraram este serviço de emergência, criado para enfrentar a pandemia COVID-19.

“A importância e o sucesso desta Linha Telefónica é indiscutível, tanto que durante o Estado de Emergência se revelou um sólido apoio junto da comunidade. A continuidade desta resposta, numa altura de gradual desconfinamento e perante uma nova realidade, servirá como garantia desse suporte social e emocional”, destacou Cristina Vieira durante a reunião.

“A Pandemia COVID-19 continua a ser um desafio muito importante que enfrentamos juntos, enquanto sociedade. E nas muitas “linhas da frente”, o vosso contributo dá-nos a garantia de que os cidadãos vão continuar a ter um apoio próximo e eficaz para se informarem ou pedirem ajuda”, referiu Paulo Pereira.

Esta linha tem o envolvimento de 117 pessoas, entre colaboradores das autarquias e voluntários dos dois concelhos. O serviço é gratuito e funciona com base nas competências de apoio social ou psicológico dos técnicos e também na disponibilização de informação útil aos cidadãos.

A linha funciona 7 dias por semana, entre as 10h00 e as 18h00 através do número 800 50 50 40. Estando ativa durante os feriados, no período desde que foi criada, afirmou-se como uma resposta fundamental durante o período de confinamento vivido nos meses anteriores.

As duas autarquias vão ainda proporcionar aos voluntários da linha, como forma de agradecimento, o acesso gratuito a serviços municipais de desporto, lazer e cultura.