Procurar
Close this search box.

87.8 e 88.5


















FM

Município de Penafiel avança para desinfeção dos jardins de infância

Com a reabertura dos jardins de infância a partir do próximo dia um de junho, a Câmara Municipal de Penafiel avançou para a desinfeção destes espaços. Vai ser ainda efetuada a testagem dos colaboradores que vão estar em contacto mais direto com as crianças e iniciada a formação sobre boas práticas higiénico-sanitárias para todos os assistentes operacionais que desempenham funções nos jardins de infância do concelho de Penafiel.

Esta iniciativa enquadra-se no trabalho que tem vindo a ser desenvolvido, em várias frentes, pela Câmara Municipal na segurança, prevenção e combate da pandemia COVID-19, sendo que o objetivo neste caso em específico é assegurar todas as condições de segurança para jovens e funcionários e para fomentar a tranquilidade dos encarregados de educação.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Antonino de Sousa “O Governo definiu a reabertura do pré-escolar para 1 de Junho, e em boa verdade só o poderíamos fazer se tivéssemos a certeza que o faríamos em segurança e com capacidade de transmitir confiança aos pais e colaboradores. Em Penafiel estamos a trabalhar para estar tudo a postos, desinfetado, limpo e em segurança para o regresso das crianças aos jardins de infância. As crianças as suas famílias são a nossa grande preocupação e achámos por bem alargar as medidas de desinfeção das escolas secundárias aos jardins de infância e continuaremos a trabalhar, de forma muito intensa, com a implementação de todas as medidas que sejam eficazes, realistas e com resultados comprovados para o bem estar da nossa população.”

Desde o princípio da pandemia de COVID-19, o Município de Penafiel já realizou várias ações e lançou diversas iniciativas de combate aos efeitos do vírus, tais como a criação de uma rede (UBER) de apoio social de entrega de bens de primeira necessidade, um plano municipal com 25 medidas para apoiar famílias e empresas locais, distribuição de kit´s com máscaras sociais a toda a população, que retirou ainda empresas do sistema de lay-off ou em risco de fechar portas. Entregou ainda material informático aos agrupamentos de escolas, para apoiar alunos sem acesso às tecnologias que neste momento são essenciais para a sua aprendizagem.

Em articulação com o ACES resolveu ainda testar funcionários e utentes das Instituições Particulares de Solidariedade Social, tem vindo a fazer a gestão dos eventos, de acordo com as normas da DGS, entre muitas outras iniciativas, algumas das quais vão sendo anunciadas à medida que evolui a pandemia e à medida que as circunstancias o permitam.

Desde os primeiros momentos da pandemia no país, a Câmara Municipal de Penafiel montou um gabinete de crise multidisciplinar que continua atento a todas as medidas que, de forma eficaz, possam ainda vir a ser implementadas para apoiar os Penafidelenses.