Município de Cinfães passa a integrar a Grande Rota das Montanhas Mágicas Cycling & Walking

O concelho de Cinfães aumentou a sua rede de percursos pedestres chegando até ao Vale do Paiva, através da implementação da Grande Rota das Montanhas Mágicas Cycling & Walking.  Esta rota  é um percurso circular, com 230km de distância, que une os sete municípios das Montanhas Mágicas, e é possível ser percorrido a pé (GR – Grande Rota Pedestre), ou em bicicleta de BTT. (GT – Grande Travessia).

O Projeto das Montanhas Mágicas, conta com o envolvimento das 7 Câmaras Municipais do território  (Arouca, Castelo de Paiva, Castro Daire, Cinfães, São Pedro do Sul, Sever do Vouga e Vale de Cambra), a UVP – Federação Portuguesa de Ciclismo, a FCMP – Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal, a Turismo do Porto e Norte de Portugal e a Turismo Centro de Portugal.

Os objetivos principais do projeto são:

– Tornar as Montanhas Mágicas um destino de excelência na oferta de cycling & walking em Portugal, dotando o território das condições necessárias à prática destas modalidades no contexto desportivo, recreativo e de lazer, de forma ambientalmente responsável e economicamente viável;

– Promover a união dos 7 municípios do território, que contribuirá para reforçar e consolidar a marca turística territorial “Montanhas Mágicas”.

Esta rota explora vários pontos de interesse naturais e culturais da região, como os pontos da Rota da Água e da Pedra das Montanhas Mágicas, a Rede Natura 2000 e o Arouca Geopark Mundial da UNESCO, assim como diversas aldeias e vilas que servirão de pontos de apoio aos utilizadores promovendo também a aproximação à comunidade local.

Para o município cinfanense, este é mais um projeto de promoção do desporto e turismo da natureza, após os primeiros 52km de percursos pedestres implementados no Vale do Bestança em 2014, ao que se acrescentou em 2018 mais 56km, alargando a rede para o Vale do Cabrum, para a Serra do Montemuro e para o Vale do Ardena. No que toca a percursos cicláveis, nos últimos anos, passou-se para 302 Km (dos quais 122 km estão sinalizados) do Centro de BTT do Montemuro, com infraestruturas e percursos também no concelho de Resende, numa parceria com o Município de Resende e a Dolmen.

Mapa 3D do Percurso