
Foram aprovadas em Assembleia Municipal de Penafiel as contas relativas ao ano de 2019, que contam com um resultado positivo de cerca de 6.2 milhões de euros. A Câmara Municipal de Penafiel vai no terceiro ano consecutivo de redução do passivo, tendo conseguido o decréscimo de 7.7 milhões de euros relativamente a 2018.
Os pagamento de faturas com mais de 90 dias,reduziu em 60% quando comparado com 2018.
O total da dívida a terceiros diminuiu 30%, em comparação com o anoa nterior. Entre 2017 e 2019, a dívida total da autarquia penafidelense reduziu em cerca de 44%. A dívida a fornecedores diminui em cerca de 6,2 milhões euros face a 2018 e comparativamente com 2017, registou-se uma diminuição de 51%.
Segundo o relatório de contas do município penafidelense, foi terminado o ano de 2019 com uma margem utilizável de cerca de 6 milhões de euros.
Para o Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Antonino de Sousa ” estes resultados são a melhor resposta que poderíamos dar, com base numa gestão equilibrada e rigorosa, a quem passa meses a dizer que está tudo mal e vamos a ver os resultados dizem outra coisa. Mais importante ainda é que estes resultados financeiros e operacionais dão a Penafiel o conforto para enfrentar os tempos difíceis que se avizinham por força da pandemia, e permite executar os investimentos previstos no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano, e ainda as obras planeadas para as nossas Freguesias.”