Procurar
Close this search box.

87.8 e 88.5


















FM

Ministra da Cultura irá marcar presença no arranque das obras de restauro do Mosteiro de Santo André

A Ministra da Cultura, Graça Fonseca, estará presente no arranque da terceira fase das obras de conservação e restauro do Complexo Arquitetónico do Mosteiro de Santo André de Ancede. A cerimónia terá lugar no dia 22 de julho, às 11h30.
Este ano celebram-se 900 anos desde a referência mais antiga conhecida à existência do Mosteiro de Santo André.
Esta obra de requalificação segue um projeto do arquiteto Álvaro Siza Vieira, também presente na cerimónia.
O investimento irá incidir sobre espaços que se encontravam em ruína. Nesta fase de trabalhos serão investidos 1 milhão e 666 mil euros, comparticipados por fundos comunitários.
O projeto, que será apresentado com maior detalhe no dia 22 de julho, consistirá na reabilitação de quatro áreas do mosteiro: os Claustros, a Ala Poente, a Ala Nascente e a Ala Sul. Para além da intervenção estrutural, serão criados equipamentos culturais, nomeadamente um auditório e espaços de exposições permanentes e temporárias.

 “É com grande satisfação que vamos dar início a esta obra, que será uma das mais importantes dos últimos anos no nosso concelho. O Mosteiro de Santo André é um monumento de grande importância em toda a região e que não merecia estar parcialmente em estado de ruína. Este investimento honra e valoriza Baião e vai ajudar-nos a posicionar cada vez mais o concelho nas rotas culturais e turísticas do norte de Portugal. Esta aposta será um fator de desenvolvimento e de progresso para Baião e para os baionenses” refere o Presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira.
Durante este ano serão lançados mais investimentos de qualificação e do Mosteiro de Santo André de Ancede, nomeadamente nas áreas de arqueologia, museografia e valorização do Adro e da Igreja Paroquial.