Procurar
Close this search box.

87.8 e 88.5


















FM

Programa ‘Patrulha Baião’ tem início hoje

Tem início hoje o programa “Patrulha Baião”, promovido pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPD). No passado dia 22 de julho, os dez primeiros elementos frequentaram uma ação de formação que lhes vai permitir desempenhar funções no âmbito da Natureza e Floresta de forma mais eficiente. Segundo a autarquia baionense, “foi-lhes ainda entregue um kit, um cartão de identificação, que contém números úteis e panfletos, que devem distribuir pela população”.

A ação contou com a presença do Núcleo de Proteção Ambiental de Amarante, representados pelo Guarda Florestal Rodrigues e pelo Guarda Principal Monteiro, o Comandante dos Bombeiros de Santa Marinha do Zêzere, Márcio Vil, as técnicas da autarquia em representação da Proteção Civil, Luciana Pinto, e do Ambiente, Luísa Borges, assim como a coordenadora do município para a área da Juventude, Filomena Cardoso. A Associação Ambiental e Cultural do Vale de Ovil – EcoSimbioses, também esteve representada por Carla Pinto, membro da direção, que alertou os voluntários para a importância da preservação dos ecossistemas do concelho.

O Programa Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas destina-se a cidadãos residentes em Portugal, com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos e promove práticas de voluntariado no âmbito da preservação da natureza, florestas e respetivos ecossistemas, através da sensibilização das populações em geral, bem como da preservação contra os incêndios florestais e outras catástrofes com impacto ambiental, da monitorização e recuperação de territórios afetados, tendo lugar entre 27 de julho e 9 de setembro.

O programa compreende uma bolsa monetária entregue aos jovens e os turnos de voluntariado são os seguintes:

1º – 27 de julho até 10 de agosto;
2º – 11 a 25 de agosto;
3º – 26 de agosto a 9 de setembro.

Fonte: Município de Baião.