Procurar
Close this search box.

87.8 e 88.5


















FM

Rota do Românico lançou filme promocional sobre o concelho de Penafiel (C/ vídeo)

A Rota do Românico lançou ontem um filme promocional sobre o concelho de Penafiel. Segundo a mesma “para além de alguns imóveis integrados no itinerário de visita da Rota do Românico, como o Mosteiro de Paço de Sousa, o Memorial da Ermida, a Igreja de Abragão ou o recentemente aberto Centro de Interpretação da Escultura Românica, a nova película recomenda igualmente a (re)descoberta do Museu Municipal e do centro histórico de Penafiel, do castro de Monte Mozinho, da aldeia de Quintandona, dos moinhos de Capela e da Quinta da Aveleda”, não esquecendo as reconhecidas especialidades penafidelenses: a lampreia à Bordalesa, o cabrito assado, os beijinhos de amor e as tortas de São Martinho.

Também a feira de São Martinho, a Noite Branca e as festas do Corpo de Deus, são destacadas.

A produção destes 14 novos filmes é cofinanciada pelo Turismo de Portugal, no âmbito da operação “Capacitação e Valorização Turística da Rota do Românico”, aprovada pelo Valorizar – Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior.

A Rota do Românico reúne, atualmente, 58 monumentos, distribuídos por 12 municípios dos vales do Sousa, Douro e Tâmega (Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Resende), no Norte de Portugal.
As principais áreas de intervenção da Rota do Românico abrangem a investigação científica, a conservação do património, a dinamização cultural, a educação patrimonial e a promoção turística.

Veja aqui o vídeo: