87.8 e 88.5


















FM

Município de Cinfães aprova apoios para mais 51 empresas (C/Áudio)

Ouvir a Notícia

A Câmara Municipal de Cinfães aprovou os apoios de recuperação económica para mais 51 empresas, no âmbito do pacote de medidas implementado para fazer face aos impactos negativos resultantes da pandemia COVID-19. No total, foram aprovados os apoios a 92 empresas do concelho, num investimento superior a 52 mil euros que abrange 145 postos de trabalho.

O autarca cinfanense Armando Mourisco, explica, em declarações à Rádio Montemuro, em que consistem os apoios e quais os objetivos.

Estão em análise as restantes candidaturas, sendo que a autarquia cinfanense revela que a curto prazo, serão aprovados os apoios a mais empresas.

No ano de 2020 deixou de haver a cobrança das taxas de licença relativas à ocupação de espaço público e publicidade, e taxas especiais de ruído. O pagamento de rendas de todos os estabelecimentos comerciais e bancas do Mercado Municipal, durante o período de encerramento obrigatório e nos 2 meses seguintes à retoma da atividade foi isentado. Os feirantes tiveram um desconto em 2021 das taxas já pagas das feiras e não realizadas em 2020.

O pacote de medidas implementado contempla ainda, durante um período de três meses após a retoma de atividade, o apoio ao arrendamento, em 50%, até ao limite máximo de 300 euros/mês, e o reembolso de 50% das despesas de água, saneamento e luz, com o limite de 200 euros por mês. O reembolso da comparticipação de 50% da compensação retributiva do layoff, pago pelo empregador, por trabalhador, durante o período de duração do mesmo, com limite de 10 trabalhadores por empresa foi outra das medidas criadas pelo executivo cinfanense.

Foi também criado um gabinete de apoio às empresas, reforçados os serviços de licenciamento urbanístico, a isenção das taxas municipais de licenciamento em investimentos que criem postos de trabalho, o apoio financeiro a produtores de raça arouquesa e ovinos e caprinos, assim como a isenção do pagamento da derrama, entre outros.

Os setores abrangidos pelas medidas são o alojamento, restauração e similares, comércio de bens a retalho, indústria e construção civil e prestação de serviços.
Em caso de dúvidas contacte o Gabinete de Apoio aos Empresários: 255 563 525 ou gip@cm-cinfaes.pt