Procurar
Close this search box.

87.8 e 88.5


















FM

Baião já tem 12 pontos de acesso wi-fi gratuitos

O concelho de Baião tem, desde junho, 12 pontos de acesso wi-fi gratuitos localizados principalmente nas três vilas baionenses.

A implementação destes pontos de acesso à rede wi-fi tem origem na candidatura de Baião ao WiFi4EU, que é um projeto europeu que promove o acesso à internet, sem fios e gratuito em espaços públicos, como parques, praças, edifícios públicos, bibliotecas, entre outros. Assim, a autarquia baionense recebeu um vale no valor de 15 mil euros,  para adquirir e instalar equipamento nos espaços que não dispunham de um ponto de acesso.

O acesso à rede é completamente gratuito e sem limitações temporais. Basta apenas ao utilizador ligar o wi-fi do seu equipamento, procurar a rede WiFi4EU, e ligar-se ao Portal disponibilizado pela União Europeia.

A rede WiFi4EU foi instalada nas Piscinas Descobertas de Campelo, Centro Hípico, Centro de BTT, Casa das Bengalas, Centro Cívico de Ancede, Piscinas Descobertas e Junta de Freguesia, Edifício dos Serviços descentralizados de Santa Marinha do Zêzere, tanto no interior como no exterior, bem como nas piscinas descobertas e no Centro Cívico da vila, e também no Posto de Turismo de Santa Marinha do Zêzere.

Inicialmente, estava planeado que a rede estivesse em funcionamento no final de março do ano corrente, contudo, os trabalhos de instalação tiveram que ser suspensos devido ao confinamento perante a pandemia de COVID-19, tendo a sua retoma sido condicionada pelas medidas em vigor, pelo que só foi possível disponibilizá-la aos cidadãos no final de junho.

Anabela Cardoso, vereadora da Câmara Municipal de Baião que tutela o pelouro da Sociedade de Informação, lembrou que este é “um passo essencial no sentido da democratização do acesso e da redução da exclusão digital” dando nota de que “desde que os pontos de internet ficaram prontos já obtiveram mais de 1500 acessos, o que confirma a importância do projeto”, acrescentando que  “o aumento do acesso aos serviços públicos online melhora a qualidade de vida das comunidades locais”.

A Câmara Municipal de Baião planeia levar a internet gratuita a mais pontos do concelho, sendo que nesse sentido, aderiu ao programa Valorizar- Linha de Apoio à Disponibilização de Redes WiFi do Turismo de Portugal. Este programa vai permitir que a população e os visitantes tenham acesso à internet em locais turísticos como são exemplo o Mosteiro de Ancede, as Praças do Município, o Auditório, a Fundação Eça de Queiroz, a zona ribeirinha da Pala, entre outros.

Nos próximos meses, também deverá estar concluída a expansão da rede de fibra ótica no concelho, que irá cobrir o dobro da rede que já existe de momento, servindo cerca de 5000 unidades habitacionais um pouco por todo o concelho.