Procurar
Close this search box.

87.8 e 88.5


















FM

Iluminação pública de Baião será completamente substituída por tecnologia LED

Já se encontra em execução a obra de modernização da iluminação pública do concelho de Baião.  Nesta empreitada serão colocadas 7.452 luminárias de tecnologia LED.

A intervenção permitirá uma redução do consumo de energia na ordem dos 60 por cento, o que reduz as emissões de Dióxido de Carbono por Baião. Estima-se também que a tecnologia LED, permita uma poupança no custo da iluminação na ordem dos 200 mil euros anuais.

A modernização da iluminação pública de Baião significa um investimento de 1 milhão e 213 mil euros, estando prevista a sua conclusão até ao final do ano. A empreitada resulta de uma candidatura de Baião ao Norte 2020, que concede uma subvenção reembolsável de 770 mil euros ou seja, terá de ser amortizada pela Câmara Municipal de Baião no prazo de sete anos.

O restante investimento tem o apoio do Banco Europeu de Investimento, que atribuiu um empréstimo em condições mais favoráveis.

O presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, explica que  “Graças à poupança que vai ser possível alcançar pela diminuição do consumo de energia elétrica, é expectável que, ao longo de 7 anos, a redução de custos permita pagar uma boa parte da verba a reembolsar pela autarquia no âmbito da candidatura”.

A autarquia baionense revela ainda que, que futuramente, poderá ser equacionada uma expansão da rede de iluminação pública, bem como o alargamento do período de funcionamento da mesma.