Procurar
Close this search box.

87.8 e 88.5


















FM

Núcleo de Proteção Ambiental de Penafiel captura macaco-prego

 

Foi capturado no passado dia 29 de setembro, um macaco-prego, Cebus apella, no concelho de Penafiel, após “denúncia a informar que um macaco se encontrava numa habitação devoluta, os militares da Guarda deslocaram-se ao local onde, após a localização do animal, entraram em contacto com a veterinária municipal para poderem capturar o mamífero em segurança que se afastava a cada tentativa de aproximação dos militares, dificultando assim a operação de resgate”.

Em comunicado, a Guarda Nacional Republicana explica  que “Devido à falta de segurança das condições da habitação, foi colocada, junto a uma chaminé, uma armadilha de captura de animais com alimentos no seu interior para chamar a sua atenção, resultando na captura do macaco-prego em segurança. Após uma análise ao primata, os peritos constataram tratar-se de um exemplar Cebus apella fêmea, não apresentando quaisquer ferimentos nem possuindo transponder, tendo sido entregue no Zoo da Maia”.

O macaco-prego, Cebus apella, é um mamífero de porte médio, pesando entre 1,3 kg e 4,8 kg, podendo atingir os 48 cm de altura, com cauda preênsil, ou seja, com a capacidade de se agarrar, embora não tenha a mesma mobilidade de primatas de outras espécies. A cor da pelagem varia entre as espécies e os indivíduos, permitindo o reconhecimento destes.

Esta foi uma operação do Comando Territorial do Porto, através do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) de Penafiel.

 

Foto: www.gnr.pt