Penafiel: projeto cultural “Histórias Mágicas” está confirmado no festival literário Escritaria

Ouvir a Notícia

Enquadrado no festival literário Escritaria, o projeto cultural “Histórias Mágicas” vai ter duas sessões com contadores de histórias direcionadas para as famílias.

Em Penafiel sentimos que a cultura é um dos pilares da sua comunidade. Além de seu valor intrínseco, a cultura oferece benefícios sociais e económicos relevantes. Dentro de um programa alargado com uma oferta cultural diversificada, surge o projeto Histórias Mágicas, um projeto que tem como missão apoiar e promover a narração oral de Histórias. Os espetáculos estão direcionados para as famílias, sendo adequados para um público com idade superior a três anos” salienta a organização do Histórias Mágicas.

No dia 18 de outubro, às 11h00, no Cinemax, Inácia Cruz, abre a 2ª edição do “Histórias Mágicas” com “Um Chá Não Toma um Xá…mas um Xá Toma um Chá” uma história de Bahabur, um simpático Xá, que vive num palácio com uma cozinheira mandona, a Isolda, um criado meio medroso, o Malaquias, e dois divertidos esquilos. Bahabur confronta-se com um problema sério: perdeu um belíssimo e precioso botão de punho em forma de caravela, que um amigo árabe, o Xeque Ben Aicha, em tempos lhe oferecera e este em breve o visitará para o casamento de sua filha Xerazade.

“Monstros, Bichos e Bicharocos” é o conto musicado que vai embalar miúdos e graúdos no dia 25 de outubro, às 11h00, também no Cinemax. Com interpretação de Mariana Machado e Quim Mané, este espetáculo conjuga a música à narração oral, numa sessão de contos, experimentando diferentes sonoridades com instrumentos do mundo. Aqui, as histórias ganham vida pela palavra, movimento e som, transportando-nos para um ambiente de fantasia, onde todos participam.

A 2.ª edição deste projeto pretende aproximar o público mais jovem, procurando cativar os mais novos para o mundo literário do Escritaria. A entrada para as 2 sessões do “Histórias Mágicas” é gratuita, com lugares limitados.