Procurar
Close this search box.

87.8 e 88.5


















FM

Baião: Campanha de vacinação contra a raiva chegou a 350 cães

Terminou na passada sexta-feira, dia 9 de outubro a campanha de vacinação contra a raiva de cães no município de Baião. A campanha que abrangeu todas as freguesias, entre agosto e outubro, alcançou 350 animais, que passam também a estar dotados de identificador eletrónico (chip).

O vereador com o pelouro do Ambiente, Henrique Gaspar, de quem esteve a cargo esta iniciativa salienta a importância da mesma: “A vacinação contra a raiva tem uma grande importância para salvaguardar a saúde pública e a saúde e o bem-estar animal”, justifica o vereador com o pelouro do Ambiente, Henrique Gaspar.

O veterinário Paulo Teixeira lembra a importância de todos os donos de animais terem um comportamento responsável, ou seja, não abandonarem e tratarem bem os seus animais. “É importante sensibilizarmos as pessoas para a adoção responsável”, diz o responsável, lembrando que há animais disponíveis para adoção em Abrigos da Câmara Municipal de Baião.

Em comunicado, a autarquia refere que “Por cada animal adotado, a Câmara Municipal de Baião assegura os custos associados à identificação eletrónica, vacina antirrábica e castração.

De salientar que a vacinação antirrábica é obrigatória para todos os cães a partir dos três meses de idade e concede imunidade durante um período de três anos. Quanto à identificação eletrónica, a mesma é obrigatória desde 2008 e trata-se de um sistema bastante importante e útil que permite, em caso de perda, roubo ou abandono do animal, proceder à identificação do seu proprietário”.

Este ano haverá ainda mais duas sessões de vacinação nomeadamente nos dias 3 de novembro e 2 de dezembro, na Feira do Tijelinho, em Baião.