Autarquias de Baião, Marco de Canaveses e Confraria do Anho Assado e do arroz de Forno unem esforços na valorização da iguaria

Paulo Pereira, edil baionense, Cristina Vieira, edil marcuense, e a Direção da Confraria do Anho Assado e do Arroz de Forno, reuniram no passado dia 8 de outubro, com o intuito de “valorizar promover o Anho Assado com Arroz de Forno, que constitui um elemento gastronómico aos concelhos de Baião e de Marco de Canaveses”.

“O Anho Assado com Arroz do Forno é um elemento gastronómico comum dos dois concelhos e está profundamente enraizado nas vivências e na cultura das nossas comunidades. Se unirmos esforços, podemos ir mais além e fazer um trabalho com mais qualidade, com maior alcance e criar mais oportunidades para os nossos cidadãos”, referiu o presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira.

A presidente de Câmara Municipal de Marco de Canaveses, Cristina Vieira entende que “faz todo o sentido trabalharmos em conjunto na promoção deste património gastronómico, cultural e turístico. Alargar a Rota do Anho com a adesão de mais restaurantes da região e apostar num trabalho de divulgação e promoção conjunta fará com que consigamos valorizar de forma mais eficaz o Anho Assado com Arroz do Forno”.

O Chanceler da Confraria do Anho Assado e do Arroz do Forno, Luís Brás, refere “As parcerias são sempre importantes para o desenvolvimento territorial, na defesa das tradições e na valorização dos sectores económicos da região. Esta parceria é uma junção de dois municípios, uma região, uma Confraria, na promoção de um prato típico regional, de comum a todos, o Anho Assado com Arroz de Forno.

Só assim é que o futuro dará mais frutos. É mais um passo para o progresso turístico gastronómico da região”.

Em comunicado, a autarquia de Baião salienta a estratégia de colaboração entre as várias entidades, passa também pela “realização de encontros com os restaurantes e agentes de Baião e Marco de Canaveses e, futuramente, pela criação de estratégias integradas para a valorização do Anho Assado e do Arroz do Forno, e sua promoção, em associação com outros produtos locais, incluindo com a dimensão turística de Baião e de Marco de Canaveses”.

Na reunião esteve ainda presente o vereador dos Assuntos Económicos da Câmara Municipal de Baião, José Lima, bem como vários representantes dos órgãos sociais da confraria.

Sobre a Confraria:

Fundada em julho de 2006, a Confraria do Anho Assado e do Arroz do Forno tem centrado a sua ação no município de Marco de Canaveses. A ideia, agora, é que na divulgação, a Confraria do Anho Assado e do Arroz do Forno se refira à Região de Baião e a Marco de Canaveses