Procurar
Close this search box.

87.8 e 88.5


















FM

Especialista em epidemiologia da Universidade do Porto afirma que região Norte pode passar os 2 mil casos esta semana

O matemático especialista em epidemiologia da Universidade do Porto, Óscar Felgueiras, afirmou hoje, em declarações à agência Lusa “que nos próximos dias, o Norte ultrapassa a barreira dos dois mil casos” e “não seria impossível, na próxima semana”, atingir as “quatro mil” novas infeções pelo novo coronavírus, que provoca a covid-19.

Óscar Felgueiras alerta que os dados da Direção-Geral de Saúde (DGS) por 100 mil habitantes são uma “subestimativa da realidade“, na medida em que existem diferenças entre a soma do número de casos nos concelhos e o total de casos na região.

“Na última semana, a soma dos concelhos dá 5.035 casos. Mas, segundo o boletim da DGS, o total na região são 7.489 casos, ou seja, este diferencial de 2.454 casos são os casos que estão registados como sendo no Norte, mas não têm concelho atribuído”, clarificou.

De acordo com o matemático, a incidência na região Norte “está muito acima da fasquia máxima” de incidência estabelecida pelo Centro Europeu para a Prevenção e Controlo das Doenças de 240 casos por 100 mil habitantes ao longo de 14 dias.

“O equivalente a 240 casos em duas semanas é 120 numa semana. De 12 a 18 de outubro, a região registou 210 casos, o que significa que a incidência está muito acima desse patamar”, mencionou.

O mesmo enaltece que a alta incidência “constitui um fator de risco para o resto do país”, pelo que “é natural que o resto do país também acompanhe esta subida”.

A manter-se esta trajetória, “não seria impossível a região Norte atingir para a semana cerca de quatro mil casos”, concluiu.