Procurar
Close this search box.

87.8 e 88.5


















FM

Secção Regional do Norte da Ordem dos Médicos mostra preocupação com a sobrecarga do CHTS

A Secção Regional do Norte da Ordem dos Médicos (SRNOM) mostra “preocupação” com a sobrecarga do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa.

Em declarações à Agência Lusa, António Araújo, presidente do SRNOM, revelou que “Estamos muito preocupados pela situação que aquele hospital vive. O CHTS, já em tempo normal, está subdimensionado para a população que serve, mas a pandemia agudizou essa insuficiência. Tem tido uma afluência enorme. Até quinta-feira, tinha 180 doentes internados com covid-19. Isto é 10% de todos os doentes internados a nível nacional com covid-19” disse

Após a visita ao Hospital de Padre Américo em Penafiel, António Araújo revelou à Lusa que “Estranhamos que, perante uma situação destas de grande pressão naquele hospital, a ARS-Norte e a tutela tenham tardado em reagir. O hospital até quinta-feira, praticamente tentou resolver por si as dificuldades que estava a encontrar. Tentou encontrar soluções a nível estrutural. Verificamos isso no local. E verificamos também que os médicos, os enfermeiros e os auxiliares estão exaustos”.

A Ordem dos Enfermeiros Norte, também denunciou que, às 22:00 de segunda-feira, a área respiratória do serviço de urgência tinha 115 doentes, com 29 casos confirmados de COVID-19.

“Isto para quatro enfermeiros. O conselho de administração tenta gerir, conseguiu um reforço de enfermeiros a meio da noite, mas não é humanamente possível (…). A tutela tem de tomar uma decisão importantíssima e olhar para este hospital”, revelou à Agência Lusa o presidente da secção regional do Norte, João Paulo Carvalho.

Na passada quinta-feira, o CHTS transferiu 10 doentes com COVID-19, para o Hospital Fernando Pessoa em Gondomar.

O Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, através dos hospitais de Amarante e Penafiel, presta apoio a um universo de cerca de 520 mil pessoas da região.