Procurar
Close this search box.

87.8 e 88.5


















FM

Autarquia de Castelo de Paiva vai garantir 1000 vacinas a pessoas com mais de 65 anos

De forma a garantir cerca de 1000 vacinas para os mais idosos e vulneráveis, a autarquia de Castelo de Paiva vai assinar um protocolo de colaboração com a Associação Dignitude, IPSS de Coimbra, que estabelece as regras de referenciação dos beneficiários do programa “ Vacinação SNS Local”. 

O Município vai contribuir de forma solidária com cerca de 2,250 euros, medida justificada pela autarquia, que decidiu reforçar a campanha de vacinação, devido à atual situação de pandemia vivida.

Este protocolo vai garantir a vacinação gratuita nas farmácias comunitárias para os munícipes com idade igual ou superior a 65 anos.

A Dignitude é responsável pelo desenvolvimento, operacionalização e gestão do Programa abem: Rede Solidária do Medicamento e, no contexto da pandemia da COVID-19, este programa empreendeu uma resposta inovadora denominada “Emergência abem “ para potenciar uma resposta solidária mais alargada aos desafios e problemas gerados por esta pandemia, e no âmbito desta nova resposta foi organizado o Programa “Vacinação SNS Local” com objectivo de proteger os mais vulneráveis, nomeadamente as pessoas com idade igual ou superior a 65 anos, através da promoção da sua vacinação contra a gripe sazonal pelas farmácias comunitárias que cumpram os requisitos.

Os beneficiários deste programa de vacinação têm direito à livre escolha das farmácias abrangidas e serão identificados pelo número de utente do SNS e a vacinação contra a gripe estará assim gratuitamente disponível, para grupos de risco (como diabéticos, cardíacos e asmáticos) no centros de saúde e farmácias.

O presidente da Câmara Municipal, Gonçalo Rocha, sublinha o interesse deste protocolo, na medida que, “ é mais importante do que nunca, fazer chegar a vacinação a todos os grupos de risco e aos idosos, que são também os mais vulneráveis à COVID-19. Além de reforçar o sistema imunitário contra o vírus da gripe, irá reduzir os internamentos por infecções respiratórias associadas à gripe e diminuir a afluência das pessoas às instituições de saúde, libertando maior espaço e tempo para os doentes infectados com a COVID-19”, conclui o autarca.