Procurar
Close this search box.

87.8 e 88.5


















FM

Rota do Românico participa na AR&PA – Bienal Ibérica de Património Cultural

A Rota do Românico vai participar, entre os dias 26 e 28 de novembro na Bienal Ibérica de Património Cultural. A edição deste ano será realizada online, devido ao contexto da pandemia de COVID-19, sendo organizada pela Junta de Castela e Leão, a Bienal AR&PA 2020 tem como tema a “Resiliência do Património” e conta com a presença de cerca de 130 entidades, públicas e privadas.

Uma das participações da Rota do Românico acontece na quinta feira dia 26, pelas 17 horas, com o debate “2020: um ano inaudito no património em Portugal”, com os oradores Rosário Correia Machado (diretora da Rota do Românico) e Bruno Navarro (presidente da Fundação Côa Parque), sob moderação de Catarina Valença Gonçalves (fundadora da Spira).

A outra, no sábado, 28, entre as 13h30 e as 14 horas, contará com uma apresentação  de Rosário Machado do projeto Rota do Românico.

Este projeto Tuístico Cultural, vai dinamizar também, no seu stand virtual, diversas apresentações (como dos Centros de Interpretação do Românico e da Escultura Românica), oficinas para o público infantojuvenil e filmes de concertos e outras atividades culturais.

A Bienal AR&PA constitui um ponto de encontro e fórum de debate para profissionais e instituições dedicadas ao Património Cultural.

A Bienal Ibérica de Património Cultural é o resultado da fusão, em 2017, da Bienal de la Restauración y Gestión del Patrimonio AR&PA (pela Junta de Castela e Leão), que acontece em Valladolid desde 1998, com a Feira do Património (pela Spira), evento criado em 2013, em Portugal.

A primeira edição do evento, com este formato ibérico teve lugar na cidade de Amarante, entre 13 e 15 de outubro de 2017, tendo a Rota do Românico como entidade promotora.

O evento ocorre de forma alternada entre Portugal (sempre itinerante, nos anos ímpares) e Espanha (em Valladolid, nos anos pares).

A participação da Rota do Românico na Bienal AR&PA 2020, em parceria com a entidade regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal, é cofinanciado pelo Norte 2020, Portugal 2020 e União Europeia.

Todas as iniciativas estarão disponíveis na plataforma digital do evento, de acesso gratuito, mediante inscrição.