Procurar
Close this search box.

87.8 e 88.5


















FM

Autarquia de Baião atribui apoios sociais a 12 agregados familiares

Foram aprovados ontem por unanimidade, em reunião da Câmara Municipal de Baião, a atribuição de apoios (cerca de 7500 euros) a 12 agregados familiares. Os apoios vão abranger a comparticipação do pagamento de renda de casa, a comparticipação da aquisição de óculos, despesas em saúde oral e ainda, entre outos.

O vice-presidente da autarquia, e responsável pelo pelouro dos Assuntos Sociais, José Pinho Silva, lembra que “a autarquia continua e continuará ao lado dos que mais precisam não deixando de apoiar quem efetivamente necessita de ajuda” e apela a “quem está em situação de dificuldade comprovada para se dirigir ao Gabinete de Apoio à Família para instruir o seu processo de ajuda. Sem complexos, sem vergonha. Ninguém está livre de precisar de apoio”, observa.
O edil baionense, Paulo Pereira admite que “a pandemia veio complicar ainda mais a vida a quem já se encontrava em dificuldades” e, por isso mesmo, não teve “qualquer dúvida desde o primeiro momento em aumentar o orçamento atribuído ao Fundo Social de Baião para que as famílias sintam que não estão sozinhas. Temos estado a ajudar e assim vamos continuar”, garante.

Podem solicitar estes apoios os agregados familiares que detenham rendimentos iguais ou inferiores a 70% do valor do Indexante de Apoios Sociais e uma capitação diária igual ou inferior a cinco euros. Posterioemente os pedidos serão analisados e validados em sede de reunião da Comissão de Gestão do Fundo Social de Baião.

Este ano, o Fundo Social de Baião, entregou em junho cerca de 25 mil euros a famílias carenciadas, tendo em setembro distribuído mais 17 mil euros. Desde 2015 até agosto de 2019, o Fundo Social de Baião apoiou um total de 159 agregados familiares representando um valor total de apoio na ordem dos 237.587,01 euros, conclui a autarquia.

O Gabinete de Apoio à Família possui ainda outras valências de apoio como a Linha Amiga, o Via Verde Família ou o Centro de Recursos de apoio.
Os cidadãos podem obter mais informação sobre os apoios sociais da autarquia através do Gabinete de Apoio à Família que se localiza na Rua Comandante Agatão Lança, nº 59, junto ao Posto da GNR, em Baião, e que se encontra aberto de Segunda a Sexta- feira das 9:00 – 13:00 / e das 14:00 – 17:00.

O atendimento presencial para instrução de processos faz-se às quartas-feiras e o Gabinete pode, ainda, ser contactado pelos telefones 255 541 390 / 912 032 722 ou através do e-mail social@cm-baiao.pt .