Procurar
Close this search box.

87.8 e 88.5


















FM

Covid-19: Autarquia de Baião cede dois técnicos para a realização de inquéritos epidemiológicos

 

O projeto “Rastreio Colaborativo à Covid-19” conta agora com a ajuda de dois técnicos da Câmara Municipal de Baião, para a realização de inquéritos epidemiológicos relacionados com a Covid-19, que têm como objetivo rastrear as cadeias de transmissão do vírus, auxiliando nessa missão os técnicos da área da saúde pública e libertando-os para outras missões. Deste modo procura-se interromper mais rápido as cadeias de transmissão da COVID-19.

“Dissemos logo que sim a este pedido de colaboração, porque entendemos que é necessária muita entreajuda entre todas as entidades para enfrentar a pandemia. Neste momento é necessário que todos deem o seu melhor e se adaptem, para enfrentar esta crise de saúde pública”, refere o edil baionense, Paulo Pereira, garantido  “Não será por falta disponibilidade da autarquia que se deixará de dar passos ou tomar medidas importantes no combate à pandemia”.

Os dois colaboradores receberam formação por parte da Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-NORTE) , encontrando-se já em funções.

A par desta medida, a autarquia, disponibilizou um colaborador que todos os dias se desloca do Centro de Saúde de Baião a Amarante, com amostras de testes à COVID-19 para efeitos de análise, entregou material de proteção médico às unidades de saúde de Baião e adquiriu material de diagnóstico solicitado pelo Agrupamento de Centros de Saúde do Tâmega I. Como município integrante da CIM do Tâmega e Sousa, contribuiu também para a aquisição de ventiladores para o Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS).