
As Instituições de Particularidade Social (IPSS), ou equiparadas do concelho, vão receber por parte da autarquia de Baião, mais um apoio extraordinário, de 17 mil e 300 euros. Já em abril, a autarquia tinha apoiado as demais instituições com o mesmo valor “para fazer face a custos acrescidos com a COVID-19”. Foram ainda entregues pela Câmara Municipal, às seis entidades sociais do concelho, um total de 3300 máscaras de proteção contra a COVID-19 (máscaras sociais e cirúrgicas) e 500 batas descartáveis.
“Os valores entregues pela autarquia servem de ajuda e de estímulo a estas Instituições que, permanentemente, desempenham um importante trabalho no auxílio social a pessoas e famílias vulneráveis, à população idosa e à população com deficiência”, refere o vice-presidente da autarquia baionense e responsável pelo Pelouro dos Assuntos Sociais, José Pinho Silva.
“Apesar da situação de pandemia da Covid-19 que atravessamos, estas entidades continuam a garantir o acompanhamento social e os cuidados aos utentes, sendo por isso merecedoras do nosso reconhecimento”, completa.
No concelho de Baião existem seis entidades sociais (IPSS ou equiparadas): Adegril, Cecajuvi, Centro Social de Santa Cruz do Douro, Centro Social e Paroquial de Santa Marinha do Zêzere, OBER e Santa Casa da Misericórdia.
A decisão de atribuição deste apoio foi aprovada, por unanimidade, na reunião de Câmara Municipal, realizada no passado dia 9 de dezembro.