Procurar
Close this search box.

87.8 e 88.5


















FM

Proibida circulação entre concelhos e confinamento às 13h

Após ter reunido com o Concelho de Ministros, António Costa,  encontra-se a falar ao país, um dia depois de Portugal ter batido o recorde diário de casos de Covid-19, com mais de 10 mil novos infetados com a doença, em apenas 24 horas.

O primeiro-ministro começou por referir, o número diário de casos positivos de Covid-19 ficará também perto dos 10 mil. Por isso, “aquilo que o Conselho de Ministros aprovou foi estender as regras em vigor para os próximos sete dias, como medida cautelar. Mas este fim de semana vão aplicar-se por igual, a todos os concelhos com mais de 240 casos por cem mil habitantes – só 25 estão a salvo – a regra de proibição de circulação entre concelhos e de proibição de circulação na via pública após as 13 horas”.

Mesmo com estas medidas, perante o crescimento de casos de infeção e de internamentos, António Costa não esconde que “provavelmente teremos de adotar medidas mais restritivas, na próxima semana” porque “cada dia pode contar”.

“Pode ser útil não esperar por dia 15 para tomarmos novas decisões […]. Devemos ir ajustando as medidas à evolução da pandemia, tendo sempre em conta os dados mais atuais possíveis”, salientou o Chefe do Governo.

Os 25 concelhos do país ficarão de fora destas restrições,  que se encontram sob risco moderado,  são: Alcoutim; Aljezur; Almeida; Arronches; Barrancos; Carrazeda de Ansiães; Castanheira de Pêra; Castelo de Vide; Coruche ; Ferreira do Alentejo; Freixo de Espada à Cinta; Lagoa; Manteigas; Monchique; Odemira; Pampilhosa da Serra; Proença-a-Nova; Resende; Santiago do Cacém; Sardoal; Sernancelhe; Sines; Torre de Moncorvo; Vila de Rei; e Vila do Bispo.

A renovação do novo Estado de Emergência foi aprovada até 15 de janeiro.