Procurar
Close this search box.

87.8 e 88.5


















FM

Autarquia de Penafiel com site mais acessível e inclusivo

Destinado a pessoas com dificuldades de literacia, visão e audição, e com o objetivo e ficar mais acessível e inclusivo, a autarquia de Penafiel revolucionou o seu site, através de um Avatar de Língua Gestual Portuguesa – VirtualSign – e um conversor de texto em voz – ReadSpeaker webReader.
“O ReadSpeaker webReader permite ao utilizador ouvir a leitura em voz alta dos conteúdos de um site. O seu funcionamento é simples, basta um clique em “Ouvir” e o texto da página é lido e destacado em simultâneo para que possa acompanhar melhor a leitura, independentemente do dispositivo usado ou do local onde se encontre.

Com o ReadSpeaker webReader, pode selecionar texto e clicar no ícone de Ouvir que surge ao lado para ouvir a leitura do texto seleccionado e passar o cursor sobre um parágrafo para ouvir automaticamente a sua leitura. Esta aplicação funciona com todos os dispositivos habitualmente usados online: PC, portáteis, Chromebook, tablet, smartphone e outros. O webReader permite descarregar uma versão áudio do conteúdo para ouvir offline e traduzir texto selecionado em vários idiomas para o ouvir no idioma escolhido.


Relativamente ao Avatar de Língua Gestual Portuguesa trata-se de um sistema de tradução automática em tempo real entre texto e língua gestual portuguesa. Permite traduzir para língula gestual os textos que existem no site, após seleção pelo utilizador e apresenta o resultado através de um avatar 3D”,  refere a autarquia penafidelense em comunicado.